Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump diz que cimeira com Kim pode não acontecer

22 mai, 2018 - 17:24

Apesar disso, o Presidente norte-americano garante que a Coreia do Norte continua "comprometida com a desnuclearização".

A+ / A-

O Presidente dos EUA informou esta terça-feira que continuam em curso os preparativos para a sua antecipada cimeira com Kim Jong-un, mas avisou que há uma "hipótese substancial" de o encontro com o líder da Coreia do Norte não acontecer em junho como estava previsto.

Em declarações citadas pela Reuters depois de um encontro com o Presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na Casa Branca, Donald Trump disse que há "certas condições" que têm de ser cumpridas antes de a cimeira EUA-Coreia do Norte ter lugar em Singapura como foi inicialmente avançado pela sua administração.

Apesar da possível alteração de data, o líder norte-americano garantiu aos jornalistas que Kim continua "comprometido com a desnuclearização" da península coreana.

"Se o encontro não acontecer, talvez aconteça mais tarde, mas 12 de junho pode não funcionar", referiu Trump em resposta a questões sobre a abrupta mudança de tom do homólogo norte-coreano na semana passada, quando Kim sugeriu que podia cancelar os planos se continuasse a ser pressionado para "abandonar unilateralmente [o programa] nuclear".

As declarações de Trump na Sala Oval são o mais forte sinal até agora de que a cimeira, que a concretizar-se será a primeira de sempre entre um Presidente dos EUA e um líder da Coreia do Norte, pode mesmo ser adiada ou até cancelada.

A Reuters refere que não é certo se Trump estava a afastar efetivamente o plano ou se esta foi uma jogada estratégica para forçar Pyongyang a sentar-se à mesa de negociações.

Se o encontro acabar por ser cancelado, esse será um duro golpe no que estava a ser alardeado como a sua maior conquista diplomática desde que assumiu a presidência norte-americana em janeiro de 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+