Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Douro TGV acelera em Vila Real

22 mai, 2018 - 12:41 • Olímpia Mairos

A bordo a iniciativa levará, uma vez mais, as siglas de turismo, gastronomia e vinho.

A+ / A-

Está aí a segunda edição do fórum Douro TGV. A iniciativa arranca, em Vila Real, esta quarta-feira e prolonga-se até sexta-feira. Visa promover e internacionalizar “os motores da economia” da região: o turismo, a gastronomia e os vinhos.

"O objetivo do fórum é a promoção e internacionalização destas três áreas que são mais um motor de desenvolvimento da nossa economia”, afirma Nuno Augusto, vereador da Câmara de Vila Real e responsável pelo Regia Douro Park.

O Douro TGV tem paragem no centro histórico de Vila Real, mais concretamente no edifício do antigo Governo Civil, para debater as oportunidades e debilidades do turismo, gastronomia e vinhos no território e proporcionar mais dinâmica ao centro da cidade.

A iniciativa promovida pelo Regia Douro Park é dirigida aos agentes e às gentes da região, aos diversos alunos da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e a todos os players cujas atividades versem turismo, gastronomia e vinho.

O arranque é dado pelo turismo ‘Na Rota de uma Promoção Conjunta’ e o mote será dado a partir de duas questões: teremos mais sucesso se nos unirmos? O que nos falta para sermos ainda mais conhecidos e mais visitados?

Para sustentar o tema, vai ser discutido qual “O papel das Rotas na promoção do Douro”. Ao palco vão subir representantes de duas Quintas do Douro com as três valências, para falar das oportunidades e das ameaças que tem a aposta no Turismo, Gastronomia e Vinho em uníssono.

A gastronomia marca o segundo dia do evento com destaque para o “Azeite, um produto d’ouro”, que, de acordo com o vereador Nuno Augusto, é “cada vez mais valorizado e valioso”. Haverá também uma prova de azeites e um jantar “Cozinhar com os azeites! Ao vivo e a várias mãos”, uma iniciativa que junta três chefes de cozinha.

O último dia do evento é dedicado ao vinho e promete lançar a discussão sobre o tema “A seca de um bem líquido” e fomentar o debate em torno de questões como: Estará a Região Demarcada do Douro atenta às alterações climáticas? Porque não é permitido regar a vinha na RDD? A rega influenciará negativamente as uvas e os vinhos do Douro?

O programa, que contempla a segunda edição do concurso de vinhos e provas de vinhos da região, termina com a uma mostra de vinhos e sabores.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+