Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Calendário escolar. Diretores de escolas defendem pausas intercalares

22 mai, 2018 - 10:12

Proposta para 2018/2019 prevê apenas mês e meio de aulas para o 3.º período. Filinto Lima reage na Manhã da Renascença.

A+ / A-

Os diretores de escolas defendem pausas intercalares no próximo ano letivo, pois a proposta de calendário escolar conhecida na segunda-feira indica períodos muito longos.

Na Manhã da Renascença, o presidente da Associação de Diretores de Escolas Públicas, diz que não há equilíbrio na divisão apresentada dos três períodos, com o terceiro a ser muito curto por causa da Páscoa, que vai ser a 21 de abril.

“No próximo [ano letivo], acho que, para atenuar estas grandes discrepâncias de tempo de duração dos períodos era criar, a meio do primeiro e do segundo período, um momento de interrupção. São muitos dias de aulas consecutivos para os nossos alunos”, afirma.

Isto, porque, segundo Filinto Lima, já não se pode alterar nada. Agora, só “daqui a dois anos” é que pais e escolas poderão voltar a ser ouvidos sobre o assunto.

Mas a associação já entregou uma proposta ao Ministério da Educação, na qual sugere a divisão do tempo escolar em semestres. “Como nas faculdades”.

“Na nossa proposta, que já apresentámos ao Ministério da Educação, respeitamos o Natal, a Páscoa e o Carnaval” e “não criam interferência na organização do calendário escolar”, defende o presidente da associação de diretores de escolas.

“O primeiro semestre poderia terminar em finais de janeiro, início de fevereiro e o segundo semestre começaria em inícios de fevereiro e ia até junho. É o que se passa já nas faculdades”, exemplifica.

O próximo ano letivo arranca entre 12 e 17 de setembro e termina entre 5 a 21 de junho. O 1.º período termina a 14 de dezembro; o 2.º período começa a 3 de janeiro e termina a 5 de abril e o 3.º período começa a 23 de abril.

Os alunos do 9.º, 11.º e 12.º anos são os primeiros a acabar as aulas: no dia 5 de junho. Os alunos do 5.º, 6.º, 7.º, 8.º e 10.º anos terminam a 14 de junho e, finalmente, os mais novos (do pré-escolar e 1.º ciclo) terminam a 21 de junho.

As críticas não se fizeram esperar. A Federação Nacional de Educação (FNE) lamenta que o Ministério da Educação volte a desenhar o ano letivo com “desequilíbrios na duração de cada período letivo” e sublinha que períodos muito longos sem pausas não são benéficos para as aprendizagens dos alunos – teoria também acolhida pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) no estudo sobre “Organização Escolar – o tempo”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+