Tempo
|
A+ / A-

​Marcelo preocupado com situação na Venezuela

21 mai, 2018 - 20:10

Presidente da República não comenta o resultado das eleições, mas deixa palavras de apoio à comunidade portuguesa residente naquele país.

A+ / A-
Reeleito. Maduro presidente da Venezuela até 2025
Reeleito. Maduro presidente da Venezuela até 2025

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, evitou comentar as eleições na Venezuela, mas admitiu que está preocupado com a vasta comunidade portuguesa naquele país sul-americano.

“Eu evito comentar a situação doutros Estados, qualquer que ela seja, e neste caso por uma razão muito forte, porque temos uma comunidade muito numerosa, determinada, trabalhadora e corajosa”, disse Marcelo Rebelo de Sousa aos jornalistas.

“Acompanho com preocupação tudo o que se passa na Venezuela e com solidariedade em relação aos nossos compatriotas que lá vivem. Também acompanhei o que se passou nestes últimos tempos, mas em entendo que é de bom sendo não comentar as eleições”, sublinhou.

As eleições presidenciais de domingo na Venezuela terminaram com reeleição esperada de Nicolas Maduro.

O herdeiro político de Hugo Chaves venceu com 68% dos votos, deixando o principal adversário Henri Falcón a longa distância. A afluência às urnas foi de apenas 46%, uma percentagem muito aquém dos 80% registados nas presidenciais de 2013.

As eleições de domingo ficaram marcadas por denúncias de fraude eleitoral a favor de Nicolas Maduro. Os Estados Unidos e a União Europeia não validam o resultado.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou esta segunda-feira novas sanções económicas contra a Venezuela.

Os cidadãos norte-americanos ficam proibidos de fazer negócios relacionados com petróleo e outros produtos com o governo de Caracas.

O vice-presidente norte-americano, Mike Pence, e o secretário de Estado, Mike Pompeo, prometem medidas “económicas e diplomáticas” para restaurar a democracia na Venezuela.

"A eleição na Venezuela foi uma farsa - nem livre nem justa", disse Mike Pence, em comunicado.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+