Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Thierry Neuville vence pela primeira vez o Rali de Portugal

20 mai, 2018 - 13:14

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20) venceu hoje pela primeira vez o Rali de Portugal e assumiu a liderança do campeonato do mundo, após o seu segundo triunfo do ano, em seis provas.

A+ / A-

O belga Thierry Neuville (Hyundai i20 Coupé WRC) venceu pela primeira vez o Rali de Portugal, naquela que foi, também, a primeira vitória da marca sul-coreana nas florestais portuguesas e ascendeu ao comando do “Mundial” com 19 pontos de avanço sobre o francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC).

O belga chegou ao comando da prova, no final do primeiro dia, marcado por sucessivas mudanças no topo da classificação, e a partir daí limitou-se a controlar a vantagem sobre o inglês Elfyn Evans (Ford Fiesta WRC), com os dois a passarem a restante prova, num verdadeiro jogo “do rato de do gato”, com o inglês a ganhar algum tempo numa especial e o futuro vencedor a responder na classificativa seguinte, ficando a clara sensação que Thierry Neuville estava a gerir a situação.

O finlandês Teemu Suninen (Ford Fiesta WRC), na sexta prova ao volante de um WRC, subiu ao pódio pela primeira vez, após cerrado duelo com o seu compatriota Esapekka Lappi (Toyota Yaris WRC), o melhor dos homens da marca nipónica, e o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20 WRC) que perdeu o quarto lugar, em consequência de uma penalização de 10”, por ter derrubado os pneus na primeira passagem pela Porto Street Stage.

De lamentar que a decisão do Colégio de Comissários só tenha sido tomada no sábado à noite, quando aconteceu no final da tarde de sexta-feira, ficando por saber se a decisão tardia terá influenciado as opções táticas do espanhol.

O norueguês Mads Ostberg (Citroen C3 WRC) e o irlandês Craig Breen (Citroen C3 WRC) “salvaram” a honra da marca francesa, que viu o inglês Kris Meeke (Citroen C3 WRC) sair da estrada de forma violenta, mas felizmente sem consequências, ao contrário do que sucederia com o neo-zelandês Hayden Paddon (Hyundai i20 Coupé WRC), que passou uma noite no hospital, por precaução, e que terá de recuperar de uma lesão na coluna.

O francês Sébastien Ogier (Ford Fiesta WRC), que queria ser o primeiro a vencer por seis vezes a prova portuguesa, perdeu o comando do “Mundial” em consequência de um despiste, no segundo dia, na segunda passagem por Viana do Castelo, regressou em Rali2, com o objetivo de pontuar na “Power Stage” e marcar alguns pontos, mas nem isso conseguiu ao ser oitavo na última especial da prova.

Entre os RC2, o sueco Pontus Tidemand (Skoda Fabia R5) juntou o triunfo em Portugal, aos alcançados no México e na Argentina, e cimentou a posição de comandante do respetivo campeonato, com o polaco Lukasz Pieniazek (Skoda Fabia R5) a conseguir um surpreendente segundo lugar à frente do francês Stéphane Lefebvre (Citroen C3 R5), na segunda prova da nova “arma” da Citroen.

Armindo Aráujo (Hyundai i20 R5) juntou à vitória no campeonato a posição de melhor português, sendo 14.º da geral e sétimo entre os RC2, com Miguel Barbosa (Skoda Fabia R5) a terminar três posições atrás.


Classificação

1.º, Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupé WRC), 3.49’46,6”

2.º, Elfyn Evans/Phil Mills (Ford Fiesta WRC), a 40,0”

3.º, Teemu Suninen/Mikko Markkula (Ford Fiesta WRC), a 47,3”

4.º, Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota Yaris WRC), a 54,7”

5.º, Dani Sordo/Carlos Del Barrio (Hyundai i20 Coupé WRC), a 1’00,09”

6.º, Mads Ostberg/Torstein Eriksen (Citroen C3 WRC), a 3’33,5”

7.º, Craig Breen/Scott Martin (Citroen C3 WRC), a 5’23,0”

8.º, Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda Fabia R5), a 14’10,8”

9.º, Lukaz Pieniazek/Przemyslaw Mazur (Skoda Fabia R5), a 16’17,3”

10.º, Stéphane Lefebvre/Gabin Moreau (Citroen C3 WRC), a 16.34,3”

…………………………………………………………………..

14.º, Armindo Araújo/Luís Ramalho (Hyundai i20 R5), a 22’35,3”

…………………………………………………………………….

17.º, Miguel Barbosa/Hugo Magalhães (Skoda Fabia R5), a 24’56,0”

……………………………………………………………………..

22.º, Diogo Salvi/Jorge Henriques (Skoda Fabia R5), a 46’53,1”


Mundiais

Pilotos

1.º, Thierry Neuville, 119 pontos

2.º, Sébastien Ogier, 100

3.º, Ott Tanak, 72

4.º, Dani Sordo, 58

5.º, Esapekka Lappi, 57

6.º, Andreas Mikkelsen, 54

7.º, Elfyn Evans, 45

8.º, Kris Meeke, 41

9.º, Jari-Matti Latvala, 31

10.º, Craig Breen, 26

11.º, Teemu Suninen, 23

12.º, Mads Ostberg, 16

13.º, Sébastien Loeb, 15

14.º, Pontus Tidemand, 11

15.º, Hayden Paddon, 10

16.º, Jan Kopecky, 5

17.º, Bryan Bouffier, 4

18.º, Gus Greensmith, 2

19.º, Lukasz Pieniazek, 2

20.º, Pedro Heller, 1

21.º, Yoann Bonato, 1

22.º, Stéphane Lefebvre,1

Construtores

1.º, Hyundai Shell Mobis WRT, 179 pontos

2.º, M-Sport Ford WRT, 160

3.º, Toyota Gazoo Racing WRT, 125

4.º, Citroen Total Abu Dhabi WRT, 102

Próxima prova – Rali de Itália (Sardenha), de 7 a 10 de junho

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+