Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hora da Verdade

Marcelo, Costa e Angola: “Só faltava terem dançado apopleticamente"

17 mai, 2018 - 00:19 • Susana Madureira Martins (Renascença) e David Dinis (Público)

Os responsáveis políticos portugueses não deviam reagir a decisões de tribunais, lamenta Sousa Pinto, presidente da Comissão de Negócios Estrangeiros.

A+ / A-
Marcelo, Costa e Angola: “Só faltava terem dançado apopleticamente"
Marcelo, Costa e Angola: “Só faltava terem dançado apopleticamente"

Pediu à conferência de líderes que os votos em matéria de política externa passassem pela comissão a que preside, de Negócios Estrangeiros. Disse até que há "falta de ponderação, rigor e sentido de equilíbrio" em muitos deles. Por influência do PCP e BE?

Isso é injusto, dizer que a responsabilidade era do PCP ou do BE. As responsabilidades são partilhadas, porque os votos sobre matéria de política externa que vão a plenário são feitos pelos diferentes partidos, não são objeto de uma análise na comissão competente. Portanto não se preocupam em suavizar certas afirmações, tratar com complexidade e fazer justiça às situações com a cautela que seria desejável. E depois acabamos por aprovar textos que são embaraçosos para o Parlamento. Eu lembro-me da última, na semana passada...

Sobre o acordo nuclear com o Irão, em que votou desalinhado da sua bancada.

Votei, votei.

O Parlamento devia ter tido outra posição?

Eu acho que sim. E nós votamos uma coisa que não foi discutida. Os votos aparecem, nós lemos os votos e votamos aqueles que se aproxima mais do nosso ponto de vista, mas não há nenhuma discussão política sobre o conteúdo. E votamos coisa absurdas, que são na minha opinião uma vergonha para o Parlamento. Este último caso não terá sido uma vergonha, mas foi embaraçoso. A Administração americana, presidida pelo sr. Trump desvinculou os EUA de um tratado internacional, que é uma fonte de Direito. E como dizia o dr. Soares, um pequeno Estado tem que estar sempre do lado do Direito Internacional. Nós acreditávamos nas vantagens do acordo com o Irão para prevenir o desenvolvimento do programa nuclear, os especialistas confirmam que o Irão estava a honrar o acordo. O Direito internacional tinha prevalecido sobre a bestialidade e os argumentos de força. O sr. Trump retirou os EUA e qual foi a posição do Parlamento português? Em vez de condenar os EUA, como um país normal e civilizado com uma diplomacia independente faria, nós congratulá-mo-nos com o facto de a UE ter permanecido vinculada ao acordo. Foi um amontoado português para evitar dizer o que interessava ouvir: que Portugal critica a administração do sr. Trump.

Como é que viu o desfecho do caso Manuel Vicente, em que a Justiça portuguesa, depois de um drama diplomático que durou meses, se decidiu por enviar o processo do ex-vice Presidente angolano para Luanda? Também acha que "desapareceu o irritante" nas relações entre os dois países?

Bom, eu devo dizer que fiquei muito surpreendido. Não porque a solução seja negativa ou positiva, mas porque não percebo como é que agentes políticos geralmente tão prudentes em relação a decisões do poder judicial, que gostam de enfatizar que "à política o que é da política, à justiça o que é da justiça", de repente se pronunciem com um entusiasmo quase infantil - só faltava terem dançado apopleticamente, tão transidos estavam de felicidade por aquela decisão do poder judicial. Abraçaram e aplaudiram freneticamente uma decisão do poder judicial. Eu acho que não compete ao poder político meter-se nisso, com toda a franqueza. Os tribunais decidiram, não compete ao poder político português andar a celebrar uma decisão do poder judicial.

A justiça portuguesa foi permeável às dificuldades diplomáticas?

Não estou em condições de responder. Eu parti do princípio que não.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • MASQUEGRACINHA
    17 mai, 2018 TERRADOMEIO 17:54
    "Entusiasmo quase infantil", "transidos de felicidade", "abraçaram e aplaudiram freneticamente", "andar a celebrar uma decisão do poder judicial" - ora, nem eu diria melhor sobre o inopinado foguetório! Isto sempre é artigo mais fino, e difícil de engolir, do que as "boçalidades que grassam nas caixas de comentários", como tanta gente se queixa. Se ainda me restasse algum pingo de credulidade, até estaria em crer que Ana Gomes anda a fazer escola de vergonha na cara.

Destaques V+