Tempo
|
A+ / A-

Lisboa

Hospital de S. José vai ficar sem radiologista no período noturno

16 mai, 2018 - 23:31

Alerta parte da Ordem dos Médicos e do Sindicato Independente dos Médicos . Medida vigora a partir de 1 de junho.

A+ / A-

A Ordem dos Médicos e o Sindicato Independente dos Médicos denunciaram que o Hospital de São José, em Lisboa, vai deixar de ter, a partir de 1 de junho, um médico radiologista no local durante o período noturno.

"Segundo um despacho interno, a radiologia e neurorradiologia, entre as 00h00 e as 8h00, vão ter técnicos a efetuar os exames, que depois vão ser avaliados por um médico via telemedicina. Durante este período não estará um radiologista no local", disse à Lusa Alexandre Valentim Lourenço, do Conselho Regional do Sul da Ordem dos Médicos.

Este representante da Ordem esteve na noite de hoje a efetuar uma visita ao hospital de São José, referindo que esta é uma decisão "impensável de ser tomada", num hospital que tem uma das maiores urgências do país.

"Este é um hospital de fim de linha, que recebe doentes de outros locais quando estes não têm capacidade de resposta. É impensável mandar os exames para uma empresa no exterior e este facto pode causar graves distúrbios", alertou.

Alexandre Valentim Lourenço espera que esta situação seja resolvida e salientou que nas conversas que manteve, percebeu que "os colegas estão muito preocupados".

"O hospital fica sem uma das suas principais armas de diagnóstico. Muitas vezes, a análise efetuada aos exames entre o médico e o médico radiologista levam a decisões que podem salvar vidas", frisou.

O Sindicato Independente dos Médicos (SIM), em comunicado, também condena a situação prevista, salientando que pode "pôr em risco os doentes e a potenciar a possibilidade de erro médico".

"A partir da meia-noite, o Hospital de S. José, uma referência do SNS, não terá disponíveis médicos radiologistas, quer em presença física quer em prevenção. Os exames são executados por técnicos e avaliados via telemedicina por um médico, quem sabe se a centenas de quilómetros", refere, em comunicado.

O SIM salienta que não estará no local um médico radiologista para "supervisionar a execução dos exames e avaliar clinicamente o doente".

"O SIM considera escandaloso que seja candidamente assumido pela Direção do Serviço de Radiologia do Hospital S. José essa ausência de recursos humanos médicos durante a noite. E compreende e louva a preocupação e indignação dos médicos responsáveis das equipas de urgência", frisa, considerando que esta é uma situação "que se repete em Lisboa e em muitas outras zonas do país".

A agência Lusa tentou contactar o hospital de São José, mas até ao momento não foi possível.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+