Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A carta de Paulo VI que o Papa Francisco diz ser "mais uma prova da sua santidade"

16 mai, 2018 - 15:08 • Aura Miguel

Carta inédita do Papa Montini revela a sua intenção de se demitir “em caso de enfermidade incurável, prolongada ou outro grave impedimento”.

A+ / A-

Foi divulgada esta quarta-feira pelo L'Osservatore Romano uma carta, escrita à mão pelo próprio Paulo VI e dirigida ao cardeal decano do Colégio cardinalício, na qual o pontífice revelava a sua intenção de se demitir em caso de doença "incurável, prolongada ou outro grave impedimento".

A missiva data de 2 de maio de 1965, muito antes de Paulo VI (1897-1978) envelhecer e adoecer. A hipótese de ter escrito a carta de renúncia antecipada chegou a circular anteriormente, sobretudo durante os anos da doença de João Paulo II, mas só agora é revelada, no livro "A barca de Paulo" (La barca di Paolo, Ed. Paulus).

Uma das páginas da carta, reproduzida em "A barca de Paulo", do padre Leonardo Sapienza.

A obra, a publicar brevemente, reúne diversos documentos inéditos, cartas e bilhetes privados do Papa Montini, coordenados pelo Padre Leonardo Sapienza, membro da Casa pontifícia.

Além do conteúdo desta carta inédita, o jornal do Vaticano publica um comentário do Papa Francisco à missiva: “Li com espanto estas cartas de Paulo VI que me parecem um humilde e profético testemunho de amor a Cristo e à sua Igreja. É mais uma prova da santidade deste grande Papa.”

Veja o fac-simile reproduzido no site Vatican Insider.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+