Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Uma marcha de 100 mortos que pôs o mundo a condenar Israel

16 mai, 2018 - 00:45 • Catarina Santos

Ao dia mais negro em Gaza seguiu-se uma onda de reprovação internacional. O fogo real de Israel fez mais de 100 mortos desde o início da Marcha do Retorno. EUA argumentam que “nenhum país aqui reagiria com tanta contenção”.

A+ / A-

Depois do dia mais sangrento veio o dia dos primeiros funerais – e de mais manifestações. Os protestos repetiram-se na Faixa de Gaza, esta terça-feira, perto da fronteira com Israel, onde se registaram mais dois mortos, vítimas de disparos israelitas. Houve manifestações também em Ramallah, na Cisjordânia.

Na segunda-feira, pelo menos 60 palestinianos foram mortos pelas forças israelitas e mais de 2 mil ficaram feridos, quando protestavam junto à vedação que delimita a fronteira, em Gaza, recorrendo ao arremesso de pedras e materiais em chamas. A resposta, como tem acontecido desde que se iniciou a “Marcha do Retorno”, foi com fogo real e gás lacrimogéneo.

De acordo com o ministério da saúde de Gaza, controlado pelo Hamas, entre os mortos há oito menores de 16 anos, incluindo uma bebé de oito meses, Laila al-Ghandour, que terá inalado gás lacrimogéneo. A informação foi mais tarde contestada por outro médico de Gaza, que afirmou à Associated Press que a bebé já tinha problemas de saúde e que não acreditava que tivesse sucumbido devido ao gás disparado por Israel. O médico falou sob anonimato.

Condenação generalizada, pedidos de investigação na ONU

Grande parte da comunidade internacional condenou a violência em Gaza, considerando-a desproporcionada. França, Reino Unido e Suécia defenderam uma investigação ao uso da força pelo exército israelita, esta terça-feira, durante uma reunião de emergência do Conselho de Segurança das Nações Unidas, solicitada pelo Kuwait.

No encontro, em Nova Iorque, o coordenador especial das Nações Unidas para o processo de paz no Médio Oriente afirmou que se tratou de um “dia de tragédia”. “Não há qualquer desculpa para as mortes. Não há desculpa. Não serve a ninguém. Certamente não serve a causa da paz”, disse Nickolay Mladenov, via teleconferência a partir de Jerusalém.

Sublinhando que Israel tem o direito de proteger as suas fronteiras de infiltrações e do terrorismo, Mladenov reforçou que tal deve ser feito de forma proporcional e que deve investigar cada incidente que tenha levado à perda de uma vida.

EUA: “Nenhum país aqui reagiria com tanta contenção”

É, no entanto, altamente improvável que um pedido oficial de investigação venha a acontecer, uma vez que seria sempre vetado pelos Estados Unidos – como aconteceu desta vez.

A embaixadora dos Estados Unidos na ONU, Nikki Haley, apontou o dedo ao Hamas, acusando o grupo que governa Gaza de “incitar à violência há anos, muito antes de os EUA decidirem mudarem a sua embaixada”. Haley afirmou que nenhum outro país na sala deixaria de proteger as suas fronteiras, como fez Israel. “Nenhum país aqui reagiria com tanta contenção”, sustentou.

A administração norte-americana tem insistido que continua empenhada na procura de uma solução de paz para a região. Quando o embaixador da Palestina na ONU se preparava para falar, Nikky Haley abandonou a sala.

O entornar da diplomacia

Israel e administração apontaram em uníssono baterias ao Hamas, mas esta terça-feira, questionado sobre se subscrevia esta teoria, o secretário da Defesa dos Estados Unidos, Jim Mattis, disse que preferia não comentar até se conhecerem “todos os factos”. Mattis respondia aos jornalistas no Pentágono, onde recebeu o ministro da Defesa da Islândia, Thor Thordarsen.

Uma das reações mais veementes partiu do Presidente turco, que esta terça-feira se encontrou no Reino Unido com a primeira-ministra britânica. Recep Tayyip Erdoğan classificou os eventos de Gaza como “um massacre horrível” e Theresa May afirmou que “há uma necessidade urgente de se esclarecerem os factos” sobre o que aconteceu.

No dia anterior, Erdoğan tinha ido mais longe, acusando o primeiro-ministro israelita de ter “sangue palestiniano nas mãos” e de ser “um Estado terrorista”, e convocou o regresso a Ancara dos embaixadores turco em Israel e nos Estados Unidos. Benjamin Netanyahu, por sua vez, acusou o Presidente turco de ser “um dos maiores apoiantes do Hamas” e insinuou que Erdoğan "sem dúvida” entendia muito bem “o que significa terrorismo e massacre".

A Turquia solicitou ainda uma reunião da Organização para a Cooperação Islâmica. O grupo de 57 Estados-membros deverá encontrar-se na sexta-feira para discutir os acontecimentos em Gaza e as consequências na relação com Israel.

Porque inflamaram os protestos há seis semanas?

Desde 30 de Março, milhares de palestinianos têm participado todas as sextas-feiras na “Grande Marcha do Retorno”, que culminou esta terça-feira com o assinalar na “Nakba” – termo que significa “catástrofe” e que se refere ao dia 15 de maio de 1948, quando cerca de 700 mil palestinianos foram forçados a abandonar as suas casas, depois da fundação do Estado de Israel.

Mais de 100 pessoas foram mortas por fogo israelita desde o início dos protestos, que decorrem junto às fronteiras com Israel. À revolta contra as condições de vida nos territórios palestinianos, onde entradas e saídas de bens e pessoas são condicionadas por Israel, soma-se o protesto contra a abertura da embaixada dos Estados Unidos em Jerusalém, esta segunda-feira.

A cidade santa é reivindicada como capital por Israel e a zona oriental é reivindicada pela Palestina. A comunidade internacional mantinha-se neutra sobre a matéria, defendendo que o estatuto da cidade deveria ser definido num acordo de paz a firmar entre as duas partes. A iniciativa de Donald Trump precipitou novo inflamar de tensões na região.

Uma festa manchada de sangue
70 anos de Isarel. Uma festa manchada de sangue
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+