Tempo
|
A+ / A-

Saída britânica da UE

Parlamento da Escócia chumba 'lei do Brexit'

15 mai, 2018 - 18:51

Crise constitucional à vista ressuscita fantasma da independência escocesa.

A+ / A-

O parlamento da Escócia rejeitou formalmente esta terça-feira o projeto-lei criado pelo Governo de Theresa May para retirar a Grã-Bretanha da União Europeia, um passo sem precedentes na história do reino que vem abrir caminho a uma crise constitucional.

Contra 30 votos favoráveis à chamada 'lei do Brexit', 93 legisladores recusaram dar "consentimento legislativo" ao contestado projeto-lei que continua em debate no parlamento britânico em Londres.

Não há nada que obrigue formalmente a primeira-ministra britânica a emendar o seu projeto por causa da rejeição formal de Holyrood (parlamento escocês). Contudo, especialistas consultados pela AFP já sublinharam que Theresa May deve evitar um confronto direto entre Londres e Edimburgo, já que este poderá reavivar as aspirações de independência da Escócia, depois de, em setembro de 2014, a questão ter sido levada a referendo.

Na sessão parlamentar desta tarde, Nicola Sturgeon, primeira-ministra da Escócia e líder do secessonista Partido Nacionalista Escocês (SNP), avisou que, com esta votação, a Grã-Bretanha está prestes a entrar em "águas constitucionais inexploradas".

Em causa está sobretudo uma disputa sobre que país do reino deve ficar ao leme de pastas até agora controladas pela União Europeia quando os britânicos abandonarem o bloco, nomeadamente as pescas e a agricultura. O governo do SNP quer esses poderes sob controlo escocês, contra a vontade do Partido Conservador de May, que argumenta que Londres deve ficar responsável pela gestão de todas essas políticas.

Antecipando o braço-de-ferro que se avizinha, o responsável escocês pelas negociações do Brexit, Michael Russell, avisou esta tarde que qualquer tentativa de usar a saída da UE para restringir os poderes do parlamento escocês "não passará despercebida", nem entre os britânicos nem na Europa.

"O governo britânico não pode ignorar a realidade da devolução [de poderes] nem tentar afogar o que este parlamento diz. Não pode fingir que esta moção [hoje aprovada] não foi aprovada. Será o Reino Unido que vai estar a quebrar a confiança e a quebrar as regras, não nós."

Para tentar resolver o impasse, Russell já convidou o ministro britânico David Lidington a viajar até à Escócia para discutir potenciais soluções.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    29 jul, 2018 15:18
    A Escócia tem toda a razão em querer a sua independência. Muitos escoceses foram enganados pelos ingleses com a ameaça de que a Escócia teria que sair da União Europeia se declarasse a independência. Agora pelos vistos a Escócia tem é que declarar a independência para permanecer na União Europeia. E a escumalha tuga que defende o Brexit devia ser obrigada a emigrar para o Reino Unido.
  • Anónimo
    16 mai, 2018 00:34
    Mais depressa saem a Escócia e a Irlanda do Norte do Reino Unido que o Reino Unido da União Europeia.

Destaques V+