Tempo
|
A+ / A-

Jardim Botânico de Queluz vence prémio Europa Nostra

15 mai, 2018 - 10:00 • Maria João Costa

Depois da Torre dos Clérigos em 2017, este ano o Prémio da União Europeia para o Património Cultural/Europa Nostra distingue o Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz.

A+ / A-

A reabilitação do Jardim Botânico do Palácio Nacional de Queluz é um dos 29 vencedores do Prémio da União Europeia para o Património Cultural/ Prémios Europa Nostra 2018. Depois de no ano passado a Torres dos Clérigos, no Porto, ter sido distinguida, este ano o júri escolheu vencedores de 14 países. No caso português, neste Ano Europeu do Património, o galardão, na categoria de conservação vai para as obras de reabilitação do Jardim Botânico de Queluz que em 1984 sofreu uma cheias que o devastaram.

Em comunicado, a Comissão Europeia e o Europa Nostra representado em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura indica que os "prémios deste ano dão particular ênfase ao valor acrescentado gerado pelos projetos no âmbito do património, como forma de contribuição para o Ano Europeu do Património Cultural.

Datado de 1770, o Jardim Botânico de Queluz foi reabilitado a partir de 2012, altura em que se iniciou "um projecto de investigação com vista à possível reconstrução informada do jardim" diz o comunicado que acrescenta que a coleção botânica contou com o "apoio do Botanic Gardens Conversation International e envolveu vários parceiros europeus."

Segundo o júri, "este projeto foi bem-sucedido na redescoberta e recuperação de um jardim que se pensava perdido. Para isso recorreu-se a investigação arqueológica, à análise dos fragmentos restantes do jardim e da documentação existente". Nas obras foram realizadas escavações arqueológicas, foram reconstruídas quatro estufas e restaurados azulejos e elementos em alvenaria.

A metodologia usada na reabilitação do Jardim botânico de Queluz tornou-o num "estudo de caso europeu", informa o comunicado a que tivemos acesso. O prémio será entregue a 22 de Junho em Berlim, no âmbito da primeira Cimeira Europeia do Património Cultural.

Ao todo houve este ano 160 candidaturas de 31 países. Entre as 29 vencedoras estão: "a reabilitação de uma igreja bizantina na Grécia – com os seus frescos únicos dos séculos VIII e IX – que foi tornada possível graças a uma cooperação proveitosa entre organizações da Grécia e da Suíça; o desenvolvimento de um novo método de conservação das casas históricas da Europa – resultado de uma parceria entre cinco instituições sedeadas em França, na Itália e na Polónia; a dedicação de uma rede internacional de ONG empenhadas, há mais de 30 anos, na proteção de Veneza; e o estabelecimento de um programa público de caráter educativo que proporciona a crianças e jovens na Finlândia a possibilidade de beneficiarem da sua herança cultural, que pode servir de inspiração para outras iniciativas europeias semelhantes."

O cantor de ópera e presidente do Europa Nostra, Plácido Domingo, saudou os vencedores. "Felicito, calorosamente, os “campeões do património” que foram selecionados. Estamos profundamente impressionados com as excecionais competências, criatividade, dedicação e generosidade demonstradas por tantos profissionais, voluntários e apoiantes do património de toda a Europa. Os vencedores dos Prémios são a prova viva de que o património cultural é muito mais do que a memória do passado – constitui uma chave para a compreensão do nosso presente e um recurso para o nosso futuro. Devemos, por isso, utilizar o Ano Europeu do Património Cultural para reconhecer o valor do nosso património cultural partilhado para o futuro da Europa!".

Já Tibor Navracsics, Comissário Europeu para a Educação,Cultura, Juventude e Desporto disse: "Felicito os vencedores do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra de 2018, assim como as suas equipas, pelo seu excecional e inovador trabalho. É graças ao seu talento e dedicação que vários tesouros do património cultural europeu foram salvaguardados e revitalizados. O seu trabalho permite que pessoas de todas as origens descubram, explorem e tomem conhecimento da riqueza do nosso património cultural, no espírito do Ano Europeu do Património Cultural que estamos a celebrar em 2018".

Está ainda a decorrer a votação do público. Qualquer cidadão europeu, bem como o resto do mundo, poderá votar online para o Prémio da Escolha do Público, mobilizando assim apoios para projetos do seu próprio país ou de outro país da Europa.

Os sete galardoados com o Grande Prémio vão receber cada um dez mil euros, assim como o vencedor do Prémio da Escolha do Público. Os vencedores serão anunciados durante a cerimónia em Berlim na qual está presente o Presidente da República Federal Alemã, na qualidade de patrono do Ano Europeu do Património.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+