Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Portugueses “não se podem resignar” perante a desonestidade

14 mai, 2018 - 23:02

Comissão Nacional Justiça e Paz estranha "sentimento generalizado de complacência” e alerta que "são sempre os pobres" quem mais sofre com a "desonestidade instalada".

A+ / A-

Os portugueses “não se podem resignar” perante a desonestidade, apela a Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP).

Numa nota sobre a relevância da honestidade divulgada esta segunda-feira, a comissão começa por referir os vários escândalos que nos últimos tempos têm assolado na sociedade portuguesa.

A CNJP estranha como “culturalmente parece ter-se instalado um sentimento generalizado de complacência”.

“Pode até chegar-se a considerar ‘esperto’ o mentiroso que não é apanhado”, lamenta o comunicado.

A Comissão Nacional Justiça e Paz defende que a “desonestidade não é uma fatalidade” e que os portugueses não podem baixar os braços.

“Não nos podemos resignar! Como se a desonestidade fosse uma fatalidade. Uma doença contagiosa para a qual não conhecêssemos ainda a terapêutica adequada. Tanto mais que nestes últimos tempos se tem vindo a confirmar o antigo adágio (recolhido pelos evangelhos sinópticos e colocado na boca de Jesus): não há nada oculto que não venha a ser conhecido.”

A Comissão Nacional Justiça e Paz alerta “para o facto de que quem sofre com a desonestidade instalada, aos mais diversos níveis, são sempre os pobres”.

“Nestes tempos que nos são dados viver não nos podemos resignar! Sabemos que não dará para mudar o passado. É verdade. Mas sabemos também que, se quisermos, a honestidade não será mais só um conceito abstrato. Será a qualidade primeira das nossas relações fraternas. E não é difícil! É até muito simples, fácil, rudimentar, se quisermos utilizá-la como material imprescindível na construção de um mundo mais justo e mais fraterno”, concluiu o comunicado da CNJP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+