Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fátima. Cardeal John Tong pede aos peregrinos que tornem Cristo visível na sociedade

13 mai, 2018 - 12:16 • Teresa Paula Costa

Perto de 300 mil peregrinos terão participados nas celebrações deste domingo em Fátima. Às 16h00, o tenor Andrea Bocelli atua na Basílica da Santíssima Trindade.

A+ / A-

O bispo emérito de Hong Kong pediu este domingo aos peregrinos presentes no Santuário de Fátima que sejam o exemplo de Cristo no mundo e que façam “com que Cristo seja visível hoje na nossa sociedade”.

No texto lido pelo reitor do santuário de Fátima, o padre Carlos Cabecinhas, o cardeal John Tong referiu que é Jesus que, “com o seu espírito, forma em nós uma nova humanidade”.

“Ele próprio nos impele na procura da liberdade, da dignidade, da justiça, da responsabilidade – ou melhor, fortalece o nosso próprio desejo de construir um mundo mais justo e mais unido”, afirmou.

Desde modo, “a nossa comunidade de crentes, consciente de ter recebido um mandato divino, torna-se no mundo testemunha da nova realidade da vida” – realidade que, adiantou o cardeal, se manifesta “nos pequenos gestos que realizamos nas nossas vidas quotidianas, nas realidades terrestres e nos nossos compromissos de cada dia”.

Acima de tudo, frisou o prelado, “quando nos dedicamos à libertação espiritual e à promoção humana dos outros”.

Por isso, “com o nosso modo de viver e o nosso exemplo devemos fazer com que Cristo seja visível hoje na nossa sociedade”, acrescentou o bispo emérito chinês, recordando o impacto que teve em si “o exemplo dos serviços caritativos dos missionários estrangeiros, quando em criança vivia em Cantão, logo depois do final da Segunda Guerra Mundial”.

“O seu espírito missionário e caritativo suscitou em mim o desejo de os imitar”, afirmou. Ou seja, “fizeram nascer em mim a vocação sacerdotal e decidi entrar para o seminário em Macau, pouco antes da minha família se refugiar em Hong Kong”.

As celebrações deste domingo tiveram cerca de 300 mil peregrinos a assistir. Muitos irão assistir também ao recital de Andrea Bocelli em ação de graças pelo Centenário de Fátima, pelas 16h00. O espetáculo tem entrada livre.
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+