Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eutanásia. Igreja pede debate "sereno, sério, esclarecido e esclarecedor"

12 mai, 2018 - 23:10

O bispo de Leiria-Fátima referiu que "não se elimina o sofrimento eliminando a pessoa", mas antes "é preciso cuidar da pessoa para lhe aliviar o sofrimento, com todos os meios possíveis.

A+ / A-

O vice-presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) pede um debate "sereno, sério, esclarecido e esclarecedor, aprofundado e humanizador" sobre a eutanásia, garantindo que a Igreja Católica não faz guerras sobre esta matéria, mas não podia ficar silenciada.

"Eu faço um apelo a toda a sociedade e às instituições responsáveis para um debate sereno, sério esclarecido e esclarecedor, aprofundado e humanizador", afirmou D. António Marto, na conferência de imprensa que antecedeu o início da peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima.

O também bispo de Leiria-Fátima referiu que "não se elimina o sofrimento eliminando a pessoa", mas antes "é preciso cuidar da pessoa para lhe aliviar o sofrimento, com todos os meios possíveis e a qualidade de vida das pessoas e das famílias".

D. António Marto referiu que todos sabem qual é a posição da Igreja Católica sobre esta temática, explicando que está a promover "um dinamismo de esclarecimento", numa alusão à distribuição de 1,5 milhões de folhetos contra a eutanásia e em defesa da vida.

"Há, a meu ver, muita falta de esclarecimento e há muita ambiguidade no uso da terminologia e, por isso, a Conferência Episcopal tomou esta iniciativa de mandar imprimir um folheto em género de pergunta resposta para tornar mais fácil e acessível ao nosso povo compreender o que está em questão e as questões que se põem", declarou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vera
    14 mai, 2018 Palmela 12:46
    "Eu faço um apelo a toda a sociedade e às instituições responsáveis para um debate sereno, sério esclarecido e esclarecedor, aprofundado e humanizador", afirmou D. António Marto, na conferência de imprensa que antecedeu o início da peregrinação de 12 e 13 de maio ao Santuário de Fátima. O também bispo de Leiria-Fátima referiu que "não se elimina o sofrimento eliminando a pessoa", mas antes "é preciso cuidar da pessoa para lhe aliviar o sofrimento, com todos os meios possíveis e a qualidade de vida das pessoas e das famílias". É isso! defender a vida com dignidade, até à última gota! são as palavras de D. António Marto!
  • João Lopes
    13 mai, 2018 Viseu 17:57
    É verdade: «O bispo de Leiria-Fátima referiu que "não se elimina o sofrimento eliminando a pessoa", mas antes "é preciso cuidar da pessoa para lhe aliviar o sofrimento, com todos os meios possíveis».

Destaques V+