Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

China oferece 3,26 euros por ação da EDP. Governo não se opõe

11 mai, 2018 - 21:30

António Costa diz que o Governo não tem nada contra a oferta do consórcio chinês e remete uma decisão para os acionistas da empresa.

A+ / A-

A China Three Gorges (CTG) oferece 3,26 euros por cada ação da EDP, de acordo com a proposta divulgada esta sexta-feira à noite pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Os títulos da elétrica nacional fecharam a sessão de hoje a valor 3,11 euros.

A China Three Gorges, grupo detido pelo Estado chinês, oficializa desta forma o lançamento de uma oferta pública de aquisição (OPA) para assumir o controlo da EDP. O consórcio considera que a operação terá sucesso se o grupo passar a deter 50% mais uma acção da EDP. No entanto, esta OPA visa a totalidade do capital.

A OPA também abrange a EDP Renováveis. A CTG oferece 7,33 euros por cada ação, um preço abaixo do valor da última cotação de 7,84 euros.

O consórcio detém, atualmente, 23% da EDP e a CNIC, também detida pelo Estado chinês tem 5%. No total, Pequim detém mais de 28% da elétrica.

Governo sem reservas à OPA

O primeiro-ministro, António Costa, afirma que não tem "nenhuma reserva a opor" a que o grupo chinês China Three Gorges realize uma OPA sobre a EDP.

"O mercado decidirá. A China Three Gorges é há muitos anos acionista de referência da EDP e não temos nenhuma reserva a opor. As coisas têm corrido bem", disse António Costa, que falava aos jornalistas aquando da votação nas eleições diretas para o cargo de secretário-geral do PS, na Federação da Área Urbana de Lisboa (FAUL).

O primeiro-ministro defendeu que os "investidores chineses têm sido bons investidores em Portugal", destacando os casos da EDP, REN e outros setores de investimento.

"O que é importante todos sabermos e o que devemos estar interessados é o que é que os acionistas que propõem lançar uma OPA propõem fazer com a empresa, qual o futuro que veem para a empresa e que ambição para o desenvolvimento da empresa. Espero que seja uma boa ambição para a nossa economia", afirmou.

As ações da EDP e da EDP Renováveis estão suspensas pela CMVM.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Americo
    12 mai, 2018 Leiria 08:30
    Costa ? Falou de mais e antes do tempo.

Destaques V+