Tempo
|
A+ / A-

GNR espera tantos peregrinos em Fátima como na visita do Papa

11 mai, 2018 - 15:36

Duzentos militares vão garantir a segurança em cada um dos dias da peregrinação deste fim de semana.

A+ / A-

A GNR espera neste fim de semana uma afluência de peregrinos a Fátima não inferior à registada no ano passado, durante a visita do Papa Francisco.

“Nós não estamos à espera de menos pessoas do que no ano passado e, quiçá, um aumento de pessoas a virem nas suas viaturas pelo facto de ser sábado e domingo”, disse em conferência de imprensa o capitão Carlos Canatário, comandante do Destacamento de Tomar da GNR.

Segundo dados do santuário, já estão inscritos 86 grupos de 17 países diferentes e, de acordo com o Movimento da Mensagem de Fátima, estão anunciados 35 mil peregrinos a pé.

A Guarda Nacional Republicana vai ter 200 militares em cada um dos dias da peregrinação internacional ao Santuário de Fátima.

O comandante Carlos Canatário explica que haverá "patrulhas auto, moto, a cavalo, de bicicleta".

"Temos também a particularidade de ter as valências de 'Tourist Support Patrol'", adiantou, assinalando que o número de visitantes estrangeiros a Fátima tem aumentado, pelo que "é muito importante a presença destes elementos que estão vocacionados para a vertente do turismo".

Acrescem ainda nesta peregrinação internacional aniversária elementos ligados ao trânsito, investigação criminal, manutenção de ordem pública, inativação de explosivos e operações especiais.

De acordo com o capitão, há três grandes objetivos da GNR nesta peregrinação, "a segurança de todas as pessoas que se encontram em Fátima, com especial enfoque para o recinto do santuário", que consegue comportar até 300 mil pessoas.

"Temos ainda uma preocupação forte no que respeita à prevenção da criminalidade. Os registos que temos tido nas grandes peregrinações indicam-nos que temos aqui duas tipologias de criminalidade, o furto de interior de veículo e o furto por carteirista", referiu, explicando que a GNR vai adotar um dispositivo "muito próximo e vigilante" para se conseguir evitar a prática destes ilícitos.

Acresce ainda a questão das pessoas que se perdem no decurso da peregrinação, nomeadamente crianças e idosos, adiantou, aconselhando a que tragam sempre, além da identificação, um contacto telefónico da pessoa que os acompanha.

Em Fátima, a GNR conta, desde quinta-feira e até domingo, com uma militar da Gendarmaria Nacional francesa e outra da Guardia Civil espanhola, no âmbito da cooperação entre as três forças militares, disse ainda o capitão, considerando que esta é uma "mais-valia" para quebrar barreiras de comunicação que possam surgir.

Questionado sobre as ameaças à segurança, o comandante do Comando Territorial de Santarém, tenente-coronel Paulo Silvério, reconheceu que "não existem eventos desta magnitude de risco nulo".

"O que vos posso segurar é que a GNR tem o dispositivo policial necessário para fazer face a qualquer tipo de ameaça", declarou, convicto de que a peregrinação vai "decorrer com toda a tranquilidade" e que esta força de policial tem os meios "para garantir a segurança das pessoas".

"O nível de ameaça não se agravou, pelo contrário", precisou, para acrescentar que à medida que se executam este tipo de operações policiais o policiamento vai sendo refinado, pelo que a GNR está mais apta "a fazer face a outras necessidades que em anos anteriores" não estava tão desperta.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+