Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento catalão debate sucessão de Carles Puigdemont

11 mai, 2018 - 15:36

Debate está marcado para este sábado. O independentista Quim Torra é o escolhido para a presidência regional. Processo só deverá terminar na segunda-feira.

A+ / A-

O parlamento da Catalunha vai começar a debater este sábado a sucessão de Carles Puigdemont, que esta semana sugeriu o nome de Quim Torra para novo Presidente da comunidade autónoma.

A partir de Berlim, onde continua a aguardar a decisão sobre o pedido de extradição para Espanha, Puigdemont apresentou o nome do independentista para debate no parlamento regional, após o Tribunal Constitucional espanhol ter vetado a sua investidura à distância.

Este é o quarto nome proposto para a sucessão, após o ex-presidente da Generalitat, Jordi Sànchez e Jordi Turull terem sido rejeitados.

Segundo a imprensa espanhola, o processo de investidura só deverá estar concluído na segunda-feira, quando Quim Torra for votado em segunda volta. Isto porque os partidos independentistas 'Juntos pela Catalunha' e Esquerda Republicana da Catalunha (ERC) não têm a maioria de votos necessária para que seja investido no primeiro turno.

O terceiro partido separatista, a Candidatura de Unidade Popular (CUP), anunciou esta sexta-feira que deverá abster-se na votação, o que retira a maioria absoluta aos independentistas.

Com a nomeação de Torra, os defensores da secessão com Espanha asseguram a nomeação de um apoiante da sua causa e evitam que sejam marcadas eleições cinco meses depois de terem vencido o último plebiscito, em 21 de dezembro de 2017.

Torra é uma das figuras menos conhecidas dos independentistas catalães, embora em 2015 tenha dirigido durante vários meses a poderosa associação cívica separatista Omnium Cultural.

O editor literário, de 55 anos, entrou na política em dezembro passado quando foi eleito deputado regional na lista "Juntos pela Catalunha" de Carles Puigdemont.

Puigdemont fugiu à Justiça espanhola após ter avançado com um referendo sobre a autodeterminação da Catalunha a 1 de outubro de 2017, uma consulta que Madrid declarou ilegal. Está desde então a aguardar na Alemanha a sua extradição para Espanha, onde é acusado de delitos de rebelião e peculato.

Os partidos separatistas catalães voltaram a ganhar a maioria no parlamento regional em 21 de dezembro último, mas até agora têm tido dificuldade em eleger o próximo presidente da Generalitat, dado o facto de a maioria dos líderes políticos que encabeçam a causa estarem também a ser investigados pela Justiça.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+