Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eurovisão. Já são conhecidos todos os finalistas

10 mai, 2018 - 23:00

A final disputa-se no próximo sábado em Lisboa.

A+ / A-

As canções da Sérvia, Moldávia, Hungria, Ucrânia, Suécia, Austrália, Noruega, Dinamarca, Eslovénia e Holanda foram as mais votadas na segunda semifinal do Festival Eurovisão da Canção, que decorreu em Lisboa, qualificando-se para a final.

Das 18 canções em competição, ficaram afastadas da final de sábado as músicas da Roménia, São Marino, Rússia, Geórgia, Polónia, Malta, Letónia e Montenegro.

A pontuação foi decidida por televoto (com um peso de 50%) e por júris nacionais (outros 50%). Todos os júris dos países que competiram na semifinal votaram, bem como os júris de Alemanha, França e Itália, países automaticamente qualificados para a final e cujas canções foram hoje apresentadas.

Na terça-feira, realizou-se a primeira semifinal, tendo sido apuradas para a final as músicas da Áustria, Estónia, Chipre, Lituânia, Israel, República Checa, Bulgária, Albânia, Finlândia e Irlanda.

Nesse dia foram também apresentadas as canções de Portugal, Reino Unido e Espanha, automaticamente apuradas para a final. Alemanha, França, Itália, Reino Unido e Espanha têm acesso direto à final por serem os países que contribuem com mais verbas para a European Broadcasting Union (EBU, na sigla em inglês), que organiza o concurso.

Por ser o país anfitrião, Portugal também ficou isento das semifinais. Cláudia Pascoal dá a voz ao tema "O Jardim", composto por Isaura. Portugal venceu o Festival Eurovisão da Canção pela primeira vez no ano passado, com a canção "Amar pelos Dois", interpretada por Salvador Sobral.

O Festival Eurovisão da Canção é realizado pela EBU, em parceria com a RTP.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+