Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Estátua de Mário Soares em Lisboa foi vandalizada

10 mai, 2018 - 16:07

Grupo de jovens partiu a peça que homenageia o antigo Presidente da República.

A+ / A-

A estátua que homenageia Mário Soares, no jardim no Campo Grande, em Lisboa, com o nome do antigo Presidente da República, foi vandalizada esta quinta-feira por um grupo de jovens, disse à agência Lusa fonte da Câmara Municipal.

O púlpito de homenagem a Mário Soares, colocado naquele jardim e inaugurado em 25 de abril, foi danificado por volta das 5h30 da manhã, por jovens que se "agarraram à peça escultórica em acrílico com a figura de Mário Soares".

"Dada a fragilidade do material, a peça partiu-se", explicou a fonte da Câmara.

Os jovens, "com idades entre os 18 e os 20 anos", foram intercetados pela Polícia Municipal (PM), "que estava a fazer a ronda no jardim", segundo a autarquia.

A ocorrência foi, entretanto, remetida ao Ministério Público.

Esta estátua contém um perfil sobre o histórico socialista e está localizada junto ao lago da zona sul do jardim, em frente à casa onde morou Mário Soares.

O Jardim de Mário Soares foi inaugurado no dia 25 de abril, data que comemora a Revolução dos Cravos, e na inauguração estiveram presentes o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, o presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, e o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

O jardim sofreu obras profundas e agora conta com 700 árvores, um sistema de rega renovado e mobiliário urbano novo, um percurso central, bem como soluções naturais de bacias de retenção.

A requalificação custou cerca de 1,5 milhões de euros, disse à agência Lusa fonte da Câmara Municipal.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Tony Macedo
    10 mai, 2018 London 23:13
    se realmente e verdade o que o jornal i escreve,realmente isto e questao de averiguaacao por parte do MP e PJ para saber donde lhe vieram tantos milhoes,se ele Mario Soares antes de 1974 era um exilado politico...aqui nao se trate do que ele lutou contra o regime salazarista...a questao e saber donde lhe vieram esses milhoes que os filhos irao herdar...
  • Anónimo
    10 mai, 2018 22:00
    Nem sempre concordei com Mário Soares, muito pelo contrário. Mas reconheço que foi um de muitos que combateu o antigo regime, razão pela qual tanta escumalha de extrema-direita vocifera contra ele recorrendo a boatos.
  • João Lopes
    10 mai, 2018 Viseu 16:47
    Há uma notícia no SOL: «João e Isabel Soares, filhos do antigo Presidente da República Mário Soares, vão herdar uma fortuna avaliada em dezenas de milhões de euros investigue-se: https://sol.sapo.pt/artigo/544743/filhos-de-mario-soares-vao-herdar-milhoes

Destaques V+