Tempo
|
A+ / A-

Trump anuncia data e local do encontro com Kim

10 mai, 2018 - 15:41

O encontro segue-se a outro, também histórico, entre os líderes das duas coreias e visa contribuir para a desnuclearização da Península.

A+ / A-

O histórico encontro entre o Presidente dos Estados Unidos e o líder da Coreia do Norte está marcado para 12 de junho, em Singapura, anunciou esta quinta-feira Donald Trump.

Esta será a primeira vez que os chefes de Estado dos dois países se encontram pessoalmente.

O encontro segue-se a outro, também histórico, entre os líderes das duas coreias e visa contribuir para a desnuclearização da Península.

Na sua mensagem no twitter, em que anuncia a data e o local do encontro, Trump diz que ambos os líderes irão tentar que a cimeira seja "um momento muito especial para a paz no mundo".

A Coreia do Norte e os EUA estiveram de costas voltadas durante décadas, depois de a América se ter envolvido na Guerra da Coreia, apoiando o Sul. Com o fim dos combates, os EUA mantiveram uma força significativa na Península Coreana e Washington era o alvo preferencial dos ataques verbais dos líderes de Pyongyang.

Apesar de tentativas de melhorar a situação diplomática por parte da administração de Barack Obama, o primeiro ano de Trump enquanto Presidente não permitiam adivinhar uma aproximação, com Kim Jong Un a insistir no lançamento de mísseis e a aumentar o seu arsenal nuclear e Donald Trump a ridiculariza-lo nas redes sociais, apelidando-o de “Rocket Man”, ou “Homem foguetão” depois de mais um dos testes norte-coreanos.

Contudo, nos últimos meses houve uma clara aposta na diplomacia que permitiu marcar este encontro de 12 de junho e, até agora, já registou outros triunfos, incluindo a declaração do fim da guerra da Coreia, que nunca tinha sido oficializada, e a libertação de três prisioneiros americanos pela Coreia do Norte.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+