Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eurovisão

Quando o amor de uma neta se eterniza numa canção

11 mai, 2018 - 10:17 • Liliana Carona

"O Jardim" de Isaura, autora da música que Portugal apresenta nesta 63.ª edição do Festival Europeu da Canção, fica em Gouveia.

A+ / A-

Veja também:


A música portuguesa candidata ao Festival Eurovisão tem raízes na Serra da Estrela, mais precisamente na freguesia de S. Paio, concelho de Gouveia.

É lá que está “O Jardim” da avó de Isaura, a compositora que, juntamente com a intérprete Cláudia Pascoal, vai subir ao palco da Altice Arena este sábado. Fomos conhecer este jardim e a história que ele guarda.

Com apenas 21 anos, Isaura deu os primeiros passos para a ribalta quando, em 2010, participou na quarta edição da Operação Triunfo.

Isaura Santos, que faz 29 anos no dia 15 de Julho, cresceu em S. Paio, no concelho de Gouveia. É lá que ainda vive a mãe, Glória Lourenço, que à Renascença conta que Isaura sempre foi autodidata. Na verdade, não consegue indicar o nome de alguém que a tenha orientado musicalmente.

“Ela sempre se interessou pela música, foi uma criança que nos surpreendeu. Com um ano e meio já cantava no jardim-de-infância." Depois, "com as aptidões que tinha", foi desenvolvendo o gosto pela música. "Era uma trabalhadora incansável”, partilha a mãe.

Licenciada em Biologia Celular e Molecular, Isaura nunca mais parou de cantar e hoje tem um “Jardim”, com música e letra da sua autoria e interpretação de Cláudia Pascoal, que concorre à final da Eurovisão. É um jardim com uma história plantada.

“Fala de uma pessoa que eu amo imenso e que, apesar de ter partido, continua dentro de mim – a minha mãe, avó da Isaura, que faleceu aos 84 anos de idade, precisamente um ano antes de a canção se estrear no festival", confidencia Glória Lourenço. “Houve sempre uma ligação muito forte entre a avó Zaida e a Isaura. Quando eu ia dar aulas, era ela que tomava conta da minha filha”, recorda emocionada.

No sítio que inspirou Isaura, Glória explica que este não é um jardim convencional. “Não está cheio de flores, como alguns poderiam imaginar, mas de uma mistura de plantas, legumes, flores. Era aqui que ela passava grande parte do dia e com muito carinho a cuidar dele.”

O coração de mãe está apertado, ao contrário do da filha que, garante Glória, está tranquilo. “Ela está muito calma e com muita serenidade, sempre lutou pelo sonho de cantar e fazer o que gosta e, quando concorreu ao Festival, foi para subir a um outro patamar. É um desafio para ela.”

Quando Isaura e Cláudia Pascoal subirem ao palco da Altice Arena este sábado, há corações que vão bater mais forte. Um deles será o da mãe da compositora, que sempre foi conhecida em S. Paio e que agora é ainda mais. Além de professora na escola primária da freguesia, é também presidente da junta. “Eu deixei de ser a professora Glória e a presidente da junta que todos conhecem para passar a ser a mãe da Isaura", partilha. Para ela, "é delicioso” que assim tenha sido.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+