Tempo
|
A+ / A-

Rutura de barragem no Quénia faz perto de 50 mortos

10 mai, 2018 - 11:50 • João Cunha

Depois de anos de seca, o Quénia enfrenta um mês de chuvas intensas e inundações.

A+ / A-
Rutura de barragem no Quénia faz mais de 30 mortos
Rutura de barragem no Quénia faz mais de 30 mortos

Depois de anos de seca, as fortes chuvadas das últimas semanas na região de Nakuru provocaram a ruptura da barragem de Solai, 190 quilómetros a noroeste de Nairobi. Há 47 mortos confirmados e pelo menos 50 desaparecidos.

De acordo com o ministro queniano do interior, a torrente de água e lama destruiu 450 casas, afetou duas mil pessoas e cobriu um raio de quase dois quilómetros. Os estragos ainda não estão totalmente contabilizados. As autoridades receiam que o número de mortes aumente, à medida que decorrem as operações de resgate

A chuva superou as previsões da meteorologia. "Tomámos medidas face às previsões do departamento meteorológico, mas, na maior parte das zonas, ninguém podia prever a quantidade de chuva que caiu. Lembro que há alguns meses tivemos uma seca severa, muitas zonas não receberam água durante muito tempo", constata Eric Kiriathe, porta-voz do governo queniano, à televisão estatal.

No último mês, as chuvas intensas e as consequentes inundações provocaram pelo menos 100 mortos e cerca de 260 mil deslocados no Quénia. Apesar das consequências trágicas, esta precipitação intensa está a permitir à grande maioria do território recuperar da grave seca que assolava o país desde 2017.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+