Tempo
|
A+ / A-

​BE leva sigilo bancário ao Parlamento e desafia PS

09 mai, 2018 - 18:32

Presidente da República já reagiu. Marcelo lembra que vetou o decreto do Governo sobre informação bancária em 2016 devido à "situação particularmente grave vivida então pela banca".

A+ / A-

O Bloco de Esquerda anuncia um agendamento para dia 17 sobre o levantamento do sigilo bancário em contas com mais de 50 mil euros e convidou o Governo a acompanhar o processo. O primeiro-ministro remeteu alterações à legislação vetada pelo Presidente da República para quando houver condições políticas.

No debate quinzenal com o primeiro-ministro no parlamento um dos pontos centrais da intervenção da líder bloquista, Catarina Martins, foi o sigilo bancário.

Catarina Martins questionou António Costa "se o Governo vai permanecer calado sobre o sigilo bancário em nome do Presidente da República até quando o Presidente da República está a exigir mudanças".

"No dia 17 de maio, o grupo parlamentar do Bloco de Esquerda tem um agendamento potestativo [direito de impor a ordem do dia] e será sobre sigilo bancário e convidamos todos os partidos a agendarem também as suas propostas sobre esta matéria e o Governo a acompanhar este processo", anunciou.

Na resposta, o primeiro-ministro justificou que não vai "comentar em público as conversas" entre o executivo e o chefe de Estado, garantido que, "quando entender que há condições políticas para retomar a legislação que foi vetada oportunamente pelo Presidente da República, o Governo retomará a iniciava legislativa".

"Nós, da nossa parte, não mudamos de opinião sobre a importância dessa medida", sublinhou.

Em nota divulgada esta quarta-feira à tarde na sequência do debate quinzenal, o Presidente da República lembra que vetou o decreto do Governo sobre informação bancária em 2016 devido à "situação particularmente grave vivida então pela banca".

"Esclarecendo dúvidas suscitadas na Assembleia da República um ano e meio depois dos factos, o Presidente da República relembra que vetou, em 30 de setembro de 2016, um diploma do Governo permitindo a troca automática de informação financeira sobre depósitos bancários superiores a 50.000 euros, invocando como principal razão a situação particularmente grave vivida então pela banca portuguesa", lê-se na nota divulgada.

Quando vetou o decreto em causa do Governo sobre acesso da Autoridade Tributária a informação bancária, em setembro de 2016, o Presidente da República justificou essa decisão considerando que o diploma era de uma "inoportunidade política" evidente, num momento de "sensível consolidação" do sistema bancário.

"A decisão quanto a este decreto baseia-se, antes do mais, na sua patente inoportunidade política", frisou.

Numa mensagem que dirigiu na altura ao Governo, divulgada na página da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa acrescentou: "Vivemos num tempo em que dois problemas cruciais, entre si ligados, dominam a situação financeira e económica nacional. O primeiro é o de que se encontra ainda em curso uma sensível consolidação do nosso sistema bancário".

"O segundo, com ele intimamente ligado, é o da confiança dos portugueses, depositantes, aforradores, e investidores, essencial para o difícil arranque do investimento, sem o qual não haverá nem crescimento nem emprego, nem sustentação para a estabilização financeira duradoura", apontou.

……………

Antes, Catarina Martins tinha recordado que, "no início desta legislatura, o Governo fez um decreto que permitia o acesso do fisco às contas bancárias com maiores saldos, mas que foi vetado pelo Presidente da República por causa da instabilidade financeira e económica que se vivia na altura".

"Vivemos num momento bastante diferente. E, mesmo o Presidente da República, que vetou o decreto-lei, está agora a pedir maior combate à corrupção e ao crime económico. Não há nenhum combate à corrupção e ao crime económico sem seguir o rasto do dinheiro", considerou a líder bloquista.

António Costa respondeu a Catarina Martins que em relação ao decreto de lei do Governo que foi vetado pelo Presidente da República, apesar de agradecer "os elogios", não precisa de ser convencido sobre a sua bondade.

"O que eu posso fazer confiança é que a senhora deputada e o Bloco de Esquerda me ajudem também a convencer o senhor Presidente da República da bondade da iniciativa legislativa do Governo e que haja condições políticas para que ela possa ser adotada.

O BE, segundo a coordenadora do partido, "propõe alterações ao sigilo bancário para permitir ao fisco conhecer os depósitos acima de 50 mil euros para evitar a fuga ao fisco", conseguindo assim "circunstâncias de igualdade entre cidadãos estrangeiros e cidadãos nacionais com contas dentro e fora do país".

"Só tem razão para temer esta alteração quem vive do dinheiro sujo ou da fuga ao fisco em grande escala", advertiu.

O segundo objetivo da alteração proposta pelo BE "é permitir aos contribuintes conhecer os grandes perigos financeiros a que possam estar expostos".

"Queremos que o Banco de Portugal possa e deva divulgar os relatórios anuais sobre os maiores devedores da banca que estão em incumprimento", defendeu, explicando que "é preciso mexer na lei".

Concordando com o apelo do PSD para que sejam conhecidos os maiores devedores da Caixa Geral de Depósitos, Catarina Martins desafiou: "o PSD não quer conhecer os maiores incumprimentos do BPN? Aquele banco que tinha um conselho de administração igual a um Conselho de Ministros do PSD".

A líder do BE pede assim "coragem de mexer nos segredos que só protegem quem não deve ser protegido".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 09 mai, 2018 22:36
    Infelizmente para os portugueses, os anos passam-se e o PS nada faz para combater a Corrupção. Força Bloco de Esquerda.

Destaques V+