Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Há 6 milhões para combater insucesso escolar no Nordeste

09 mai, 2018 - 15:00 • Olímpia Mairos

Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes lança Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar com vista a reduzir a taxa de retenções e abandono escolar.

A+ / A-

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes vai avançar com uma “estratégia inovadora” para combater o insucesso escolar. Trata-se do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar (PIICIE- TTM) que tem por objetivo reduzir o insucesso e o abandono escolar em 25%.

O plano tem a duração de 36 meses, uma verba de 6,3 milhões e vai abranger, no mínimo, três mil alunos, dos cerca de 11 mil matriculados nas escolas existentes nos nove concelhos que integram a CIM transmontana.

“O objetivo do plano é reduzirmos em 25% a taxa de abandono e insucesso. Temos uma taxa de 19% de retenção e desistência no ensino secundário e queremos reduzir para 15%. No ensino básico, a taxa é de 7,6% e temos de reduzir para 6%. São saltos significativos que têm de acontecer para bem do futuro da região. Sabemos que alunos mais qualificados significa melhor desenvolvimento no futuro”, explica o secretário executivo da CIM Terras de Trás-os-Montes, Rui Caseiro.

Trabalho em rede

O plano “envolve as autarquias e intuições públicas e visa capacitar e valorizar toda a comunidade escolar que vai desde os professores, alunos até os pais ou encarregados de educação”, realça o presidente da CIM, Artur Nunes.

O PIICIE contempla 22 projetos a desenvolver ao longo de três anos. Sete são de âmbito supramunicipal, transversais aos nove municípios que integram a CIM, e 15 projetos são adaptados à realidade dos diferentes concelhos.

Para o secretário de Estado da Educação, João Costa, que esteve presente na sessão de apresentação do plano, “o problema do insucesso escolar é muito complexo, em que a pobreza persiste em ser o principal obstáculo, sendo um problema que não se resolve só na escola”. “É também um problema de toda a comunidade”, enfatiza o governante.

Já o diretor do Agrupamento de Escolas de Miranda do Douro, António Santos, um dos mais antigos no cargo no distrito de Bragança, considera que o PIICIE-TTM vai ser um plano importante para reduzir o insucesso e o abandono escolar.

“Vamos ter um conjunto de ferramentas muito importante para o próximo ano letivo, como o trabalho das equipas multidisciplinares, ou aprofundar e dar condições técnicas para a promoção da leitura ou das ciências experimentais no 1º ciclo”, explica.

Também o presidente da CIM e da autarquia de Miranda do Douro, Artur Nunes, acredita que o plano, que começará a ser implementado no próximo ano letivo, terá consequências positivas em três anos.

“Este é um trabalho que foi feito da base local para o regional e como foi um trabalho em rede, penso que temos aqui um bom instrumento de trabalho, de interligação e do papel que as CIM’s têm de ter para o território”, observa o autarca.

O PIICIE-TTM está integrado na estratégia de desenvolvimento e coesão territorial da região, é financiado pelo Fundo Social Europeu - FSE- no âmbito do Programa Operacional Regional Norte 2020.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+