Tempo
|
A+ / A-

Rasgar acordo nuclear é “erro grave", diz Obama

08 mai, 2018 - 23:31

O Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla inglesa) permitiu reverter o programa nuclear do Irão e é um modelo para um possível acordo com a Coreia do Norte, defende o antigo Presidente.

A+ / A-

A saída dos Estados Unidos do acordo nuclear com o Irão é um “erro grave” e um “equívoco”, lamenta o antigo Presidente Barack Obama, que assinou o documento, em 2015.

O Plano de Ação Conjunto Global (JCPOA, na sigla inglesa) permitiu reverter o programa nuclear do Irão e é um modelo para um possível acordo com a Coreia do Norte, defende Obama.

Abandonar o JCPOA, como fez Donald Trump, representa virar as costas a aliados dos Estados Unidos, como Reino Unido, França e Alemanha, e a um acordo negociado por diplomatas e cientistas norte-americanos, sublinhou o antigo Presidente.

Donald Trump, anunciou esta terça-feira que os Estados Unidos abandonam o acordo nuclear assinado entre o Irão e o grupo dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha.

O acordo foi concluído em julho de 2015 entre o Irão e o grupo 5+1 (os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU - EUA, Rússia, China, França e Reino Unido - e a Alemanha) e visa, em troca de um levantamento progressivo das sanções internacionais, assegurar que o Irão não desenvolve armas nucleares.

Conseguido depois de 21 meses de duras negociações, o acordo foi assinado, por parte dos Estados Unidos, pelo antecessor de Trump, Barack Obama.

Irão. Quatro perguntas (e respostas) sobre o acordo rasgado por Trump
Irão. Quatro perguntas (e respostas) sobre o acordo rasgado por Trump
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+