Tempo
|
A+ / A-

​Guterres diz que restantes países devem respeitar acordo nuclear

08 mai, 2018 - 22:18

Secretário-geral da ONU "profundamente preocupado com o anúncio da retirada dos Estados Unidos".

A+ / A-

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apelou esta terça-feira aos restantes seis países signatários do acordo nuclear com o Irão que "respeitem totalmente os seus compromissos", apesar da retirada dos Estados Unidos.

"Estou profundamente preocupado com o anúncio da retirada dos Estados Unidos do acordo e o retomar de sanções das sanções dos Estados Unidos", referiu António Guterres, através do seu porta-voz.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, anunciou hoje que os Estados Unidos abandonam o acordo nuclear assinado entre o Irão e o grupo dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha.

"Hoje anuncio que os Estados Unidos se retiram do acordo nuclear com o Irão", disse Trump numa declaração à imprensa na Casa Branca, acrescentando que os Estados Unidos "voltarão a impor sanções económicas ao mais alto nível".

Donald Trump afirmou que tem "a prova" de que o Irão mentiu sobre o seu programa nuclear, classificando aquele país como "um regime de grande terror".

Contudo, António Guterres salientou que o acordo é uma "grande conquista" da diplomacia, que contribuiu para a "paz e segurança nacional e internacional".

Irão. Quatro perguntas (e respostas) sobre o acordo rasgado por Trump
Irão. Quatro perguntas (e respostas) sobre o acordo rasgado por Trump
Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+