Tempo
|
A+ / A-

Irão quer manter acordo nuclear sem os EUA

08 mai, 2018 - 20:23

Presidente iraniano vai falar com os parceiros internacionais, mas também já deu ordens à Organização de Energia Atómica do país para estar “preparada para iniciar o enriquecimento de urânio a níveis industriais”.

A+ / A-

Veja também:


O Irão não pretende abandonar o acordo nuclear que foi esta terça-feira “rasgado” pelos Estados Unidos desde que os interesses do país sejam respeitados, anunciou o Presidente Hassan Rouhani.

“Se alcançarmos as metas do acordo em cooperação com os outros parceiros do acordo, continuará em vigor. Ao abandonar o acordo, a América está oficialmente a minar o seu empenho num tratado internacional”, declarou o líder do governo de Teerão.

Hassan Rouhani vai aguardar “algumas semanas” e falar com os seus aliados e com os outros países que assinaram o acordo nuclear de 2015, nomeadamente, a França, a Alemanha e o Reino Unido.

Num discurso ao país logo após o anúncio de Donald Trump, o Presidente iraniano revelou, ainda, ter dado ordens à Organização de Energia Atómica para estar “preparada para iniciar o enriquecimento de urânio a níveis industriais”.

O início do enriquecimento de urânio está dependente das conversações das próximas semanas.

“Isto é uma guerra psicológica, não vamos deixar que Trump vença”, declarou Hassan Rouhani.

Guterres tenta manter acordo vivo

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, apela aos restantes países que continuem a cumprir um acordo nuclear com o Irão.

Em comunicado, António Guterres mostra-se “profundamente preocupado” com a decisão anunciada esta terça-feira por Donald Trump.

Donald Trump anunciou oficialmente, esta terça-feira, a saída dos Estados Unidos do acordo nuclear com o Irão.

O Irão é o "maior patrocinador estatal de terrorismo no mundo", acusa o Presidente norte-americano.

"Não permitiremos que um regime que entoa 'morte à América' consiga obter armas nucleares", sublinhou Donald Trump.

O primeiro-ministro israelita felicitou o Presidente norte-americano Donald Trump pela sua decisão em abandonar o acordo nuclear com o Irão e voltar a impor sanções ao país.

"O Presidente Trump tomou uma decisão valente", disse Benjamin Netanyahu, que agradeceu em nome de todos os israelitas as medidas do Presidente dos EUA "para travar a atitude agressiva do Irão".

O antigo Presidente norte-americano Barack Obama, que assinou o acordo em 2015, considera que a decisão de Trump é um “erro grave”.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+