Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Comboios. Aumentos evitam greve na Infraestruturas de Portugal

08 mai, 2018 - 18:56

Trabalhadores da empresa pública que resulta da fusão da Estradas de Portugal e da Refer vão receber um aumento entre os 10 e os 23 euros.

A+ / A-

A greve dos trabalhadores da Infraestruturas de Portugal (IP) marcada para quinta e sexta-feira foi desconvocada, depois de os sindicatos, a administração e o Governo terem chegado a um acordo para aumentos salariais.

"Foi alcançado um acordo e a greve vai ser desconvocada", disse à agência Lusa Paulo Milheiro, do Sindicato Nacional dos Trabalhadores do Setor Ferroviário (SNTSF), acrescentando que o Governo "foi o mediador da negociação".

Os trabalhadores da IP, empresa pública que resulta da fusão da Estradas de Portugal e da Refer, tinham marcada uma greve parcial para quinta-feira (de uma hora por turno) e uma greve de 24 horas na sexta-feira.

Segundo o dirigente sindical, o acordo alcançado - entre sindicatos, Governo e administração da empresa - prevê que os trabalhadores com um vencimento até 1.300 euros tenham uma atualização de 23 euros, que corresponde a um prémio remuneratório de 10 meses.

Os trabalhadores com um vencimento entre 1.300 euros e 2.000 euros terão uma atualização de 16 euros, e os funcionários que aufiram mais de 2.000 euros vão beneficiar de um aumento de 10 euros.

Os trabalhadores da IP estiveram em greve em 2 de abril, depois de uma tentativa de acordo falhado com o Governo e a administração da empresa.

No dia 4, após uma reunião da Comissão de Trabalhadores e sindicatos, os representantes dos trabalhadores anunciaram que iam dar 15 dias à administração e ao Governo para criarem condições para um acordo que vá ao encontro das pretensões dos trabalhadores e "lamentaram que a postura pouco séria" da administração e do Governo tenha obrigado os trabalhadores a mais um esforço na defesa das suas reivindicações, em particular, da exigência do aumento intercalar dos salários que são os mesmos desde 2009".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Manuel
    09 mai, 2018 Lisboa 14:04
    Contentam-se com pouco, mas, foi uma grande vitória dos trabalhadores e do movimento sindical. Grande PALHAÇADA.

Destaques V+