Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Eurovisão. Porque é que seis países vão assistir à semifinal no sofá?

08 mai, 2018 - 13:00 • Rui Barros

Portugueses, espanhóis, italianos, franceses, alemães e britânicos têm passagem direta para a final. Sabe porquê? Nós explicamos.

A+ / A-

Veja também:


Quando, esta terça e quinta-feira, os países europeus estiverem a medir forças em palco para conseguir um lugar na final do Eurovisão, portugueses, espanhóis, italianos, franceses, alemães e britânicos estarão descansados: as suas músicas já está apurada para a final.

Mas porque é que isto acontece?

O caso português é o mais fácil de explicar: a vitória de Salvador Sobral em 2017 deu-nos não só o direito a organizar esta edição do evento como garantiu o apuramento para a final sem necessidade de competição.

Já Espanha, Itália, França, Alemanha e Reino Unido estão lá porque, no fundo, são os países que mais dinheiro desembolsam para concretizar o Eurovisão.

O festival europeu da canção é organizado pela União Europeia de Radiodifusão, que necessita de financiamento, e esses cinco países são os que mais contribuem para este consórcio europeu. Em troca, ganham entrada direta na final.

Esta regra surgiu quando, em 2000, o formato do festival foi reformulado. Como pagavam o grosso da fatura, França, Alemanha, Espanha e Reino Unido - os “Big Four” - foram dispensados desta “pré-seleção”.Com o regresso da Itália ao festival, em 2011, os “Big Four” tornaram-se os “Big Five”.

As únicas exceções a esta regra deram-se em 2011 e 2015. Em 2011, como a Alemanha foi também país anfitrião do festival, foram só cinco os países com bilhete garantido para a disputa final. Em 2015, a entrada da Austrália valeu-lhe o estatuto de “país convidado”; graças a isso, juntou-se aos "Big Five" e ao país anfitrião que tem qualificação automática.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 09 mai, 2018 palmela 01:23
    sera o festival da eurovisao ou sera um leilao? quem da mais dinheiro fica com o artigo??

Destaques V+