04 mai, 2018 - 07:13
A rede social Twitter está a pedir aos utilizadores para alterar a palavra-passe por precaução, depois de ter encontrado uma falha no seu próprio serviço.
"Recentemente, identificamos um bug que armazenava senhas não ocultadas num 'log' interno. Por termos excesso de cautela, pedimos que considere alterar sua senha em todos os serviços em que a usou". Esta é a mensagem que aparece aos utilizadores quando entram na rede social.
O grupo diz que a falha já foi resolvida e que após uma investigação interna não encontrou quaisquer senhas que tenham sido roubadas ou utilizadas pelos funcionários da empresa.
Contudo, o Twitter não esclarece quantas senhas foram afetadas. A agência Reuters, citando uma fonte ligada à empresa, adianta que um número "substancial" de palavras-passe esteve exposto durante "vários meses".
We recently found a bug that stored passwords unmasked in an internal log. We fixed the bug and have no indication of a breach or misuse by anyone. As a precaution, consider changing your password on all services where you’ve used this password. https://t.co/RyEDvQOTaZ
— Twitter Support (@TwitterSupport) May 3, 2018
A falha no serviço está relacionada com a utilização de um processo conhecido como "hashing", em que as palavras-passe são substituídas "por uma série aleatória de números e letras armazenadas no sistema do Twitter". "Isso permite que os nossos sistemas validem as contas sem revelar as senhas, que é uma norma da indústria", escreve a empresa no próprio blogue.
O Twitter tem mais de 330 milhões de utilizadores em todo o mundo.