Tempo
|
A+ / A-

visto de bruxelas

Macron e Merkel pressionam Trump

27 abr, 2018 - 14:46

Esta semana, destaque para o eixo franco-alemão de visita a Washington: se Emmanuel Macron não conseguiu convencer Trump a manter os Estados Unidos no acordo nuclear iraniano, conseguirá Angela Merkel convencer o presidente norte-americano a manter a isenção das tarifas sobre o aço e o alumínio?

A+ / A-
Visto de Bruxelas (27/04/2018)

No programa de hoje tentamos também interpretar o silêncio dos lideres europeus em relação à promessa de paz para as Coreias. 65 anos depois, Norte e Sul dão o primeiro passo para virar uma página da História. Pyongyang e Seul chegaram a acordo para a desnuclearização total da península. E terão escrito a primeira página de uma nova história entre os dois países.

Para já são ainda escassas as reacções: numa publicação na sua conta no Twitter, Donald Trump escreve que todo o mundo deve estar orgulhoso pelo que acaba de acontecer na Coreia. Do lado da União Europeia, Antonio Tajani, o presidente do Parlamento Europeu, saúda a reconciliação dos líderes coreanos, mas sublinha a necessidade de avançar com medidas concretas para alcançar a paz.

Também a marcar a semana, as visitas do Presidente francês e da Chanceler alemã a Donald Trump. Macron tentou, mas não conseguiu convencer o Presidente norte-americano a manter-se no acordo nuclear do Irão. Agora é a vez de Merkel que, além da questão iraniana, tentará garantir a isenção das tarifas de aço e de alumínio para a União Europeia.

Eurogrupo reunido em Sofia

Os ministros das finanças da zona euro estão reunidos em Sofia, a capital da Bulgária. À entrada para esse encontro, o comissário europeu dos Assuntos Económicos, Pierre Moscovici, considerou prematuro falar da possibilidade de Mário Centeno lhe suceder no cargo. Moscovici lembra que ainda tem muito para fazer em Bruxelas e sublinha que, ele próprio, pode ser candidato à sua própria sucessão.


Este conteúdo é feito no âmbito da parceria Renascença/Euranet Plus – Rede Europeia de Rádios. Veja todos os conteúdos Renascença/Euranet Plus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+