Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Arranca a Queima das Fitas em Coimbra, mais amiga do ambiente e sem garraiada

03 mai, 2018 - 07:34

Copos reutilizáveis, apelos ao fim dos banhos de cerveja e um programa sem garraiada. A festa arranca com muitas novidades.

A+ / A-

A Queima das Fitas de Coimbra arranca esta quinta-feira com a serenata monumental na Sé Velha, numa edição mais amiga do ambiente. Pela primeira vez, vai haver copos reutilizáveis de forma a combater o desperdício. A organização estima que em cada uma das edições anteriores eram gastos entre 300 e 350 mil copos descartáveis.

Já no cortejo, que decorre no domingo, vão ser colocados sanitários ao longo do percurso e colocadas mensagens e faixas a apelar a uma consumo mais responsável e sem desperdício, para combater a tradição recente de banhos de cerveja entre estudantes.

Esta Queima das Fitas vai ser também a primeira sem garraiada, que foi retirada do programa oficial depois de mais de 70% dos estudantes terem decidido acabar com este evento, em referendo realizado em março.

980 mil euros para uma semana de festa

As noites de concertos na Praça da Canção arrancam na sexta-feira e estendem-se até dia 11, passando pelo palco nomes como Seu Jorge (dia 4), Xutos e Pontapés (5), Mundo Segundo com Sam The Kid (7) e Daniela Mercury (11).

Os estudantes bolseiros vão ter um desconto na compra do bilhete geral e, segundo a organização, o número de convites distribuídos é reduzido em mais de 50%.

A edição deste ano da festa da Queima das Fitas está orçada em 980 mil euros, menos 250 mil do que na edição anterior.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+