Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Israel diz que Irão mentiu sobre armas nucleares

30 abr, 2018 - 19:10

Primeiro-ministro Netanyahu diz que Teerão tem feito esforços para esconder o seu programa nuclear. A declaração surge numa altura em que aliados americanos procuram convencer Trump a manter o acordo com o Irão.

A+ / A-

Israel insiste que o Irão nunca abandonou o seu programa nuclear, apesar do acordo de 2015 que visaria limitar as capacidades nucleares do país.

Numa declaração transmitida na televisão israelita, esta tarde, o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu insistiu que as autoridades iranianas estão a tentar enganar o mundo a este respeito.

Falando em inglês, Netanyahu disse que “o Irão tem negado repetidamente procurar obter armas nucleares. Esta noite estou aqui para vos dizer uma coisa: O Irão mentiu”.

Netanyahu mostrou imagens, vídeos e documentos que alegadamente comprovam planos para o desenvolvimento de armas atómicas por parte de Teerão. Segundo Netanyahu o regime nunca deixou de perseguir este objetivo.

“Depois de assinar o acordo nuclear em 2015, o Irão intensificou os seus esforços para esconder os ficheiros secretos. Em 2017 O Irão moveu os seus ficheiros de armas nucleares para um local muito secreto em Teerão”, disse o primeiro-ministro, dizendo ainda que este projeto secreto se chama “Amad” e que supostamente tinha sido arquivado em 2003, mas que o trabalho no campo tinha continuado desde então.

As declarações de Netanyahu surgem numa altura em que os Estados Unidos contemplam o que fazer em relação ao acordo de 2015. Nas últimas semanas alguns aliados, incluindo França e a Alemanha, têm insistido na necessidade de manter o acordo, mas Israel sempre o denunciou.

Questionado sobre este assunto durante uma conferência de imprensa na Casa Branca, poucos minutos depois da conferência de imprensa de Netanyahu, o Presidente americano Donald Trump também teceu críticas ao acordo nuclear de 2015, que classificou como “péssimo”.

Trump diz que os EUA deram milhares de milhões de dólares ao regime iraniano “em troca não recebemos nada. Continuam a testar mísseis, dizem que tem a ver com a televisão, mas não me parece.”

Trump diz que a sua administração vai tomar uma decisão até ao dia 12 de maio, altura em que termina a suspensão de sanções americanas para com o Irão.

Ridículo e infantil

O Irão não perdeu tempo em responder às acusações de Netanyahu.

Através do Twitter, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Javad Zarif, acusou Netanyahu de ter feito uma encenação infantil e ridícula na sua declaração televisiva.

Zarif disse ainda que Trump está apenas a tentar aproveitar-se de alegações antigas para poder cancelar o acordo de 2015.

[Atualizado às 23h11]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+