Tempo
|
A+ / A-

Combustíveis mais caros. É o valor mais alto do ano

30 abr, 2018 - 07:40

É a sexta semana consecutiva de aumento dos preços. Sétima no caso da gasolina.

A+ / A-

Gasóleo e gasolina voltam a estar mais caros, esta segunda-feira. O preço sobe dois cêntimos/litro para ambas as categorias de combustível.

A subida - a sexta consecutiva para o preço do gasóleo e a sétima no caso da gasolina - eleva os preços dos combustíveis para o valor mais alto do ano. A gasolina, aliás, atinge o valor mais alto dos últimos três anos, segundo o jornal “Económico”.

No gasóleo, os preços não estavam tão altos desde janeiro de 2014.

O aumento dos preços deverá verificar-se tanto nas principais gasolineiras como nos postos “low cost”, onde, de acordo com o “Económico”, os aumentos “rondam os 1,5 cêntimos por litro”.

Flutuações nos mercados mundiais

A OPEP vai reunir-se em junho, em Viena, para decidir os próximos passos a tomar. Há um ano, o grupo de países exportadores decidiu reduzir a produção de matéria bruta, um dos fatores que têm pesado na subida dos preços do petróleo nos mercados mundiais.

Recentemente o ministro da Energia da Arábia Saudita, Khaled al-Faleh, defendeu que o mercado mundial “tem capacidade para absorver preços mais altos”, pelo que é previsível que os países produtores decidam reduzir a produção.

“Não vi impacto nenhum na procura com os preços atuais. Já vimos preços significativamente mais altos no passado”, argumentou o ministro, citado pela AFP, este mês.

Questionado sobre a eventual meta da OPEP de valorizar o preço do barril de brent, o ministro da tutela da Arábia Saudia reafirmou que “não há uma meta de preço” já que “os preços são determinados pelo mercado”.

Os Estados-membros da OPEP conseguem controlar a produção de petróleo e, com isso, fazer flutuar o preço do barril no mercado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+