Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Trump. NATO ajuda “mais os europeus do que os norte-americanos

27 abr, 2018 - 21:55

Líder norte-americano exige que os aliados da Aliança Atlântica aumentem a sua participação financeira.

A+ / A-

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, defende que a NATO ajuda "mais os europeus do que os norte-americanos, numa conferência de imprensa conjunta com a chanceler alemã, Angela Merkel, de visita a Washington.

"A NATO é fantástica, mas ajuda mais a Europa do que nos ajuda a nós", declarou o Presidente norte-americano enquanto decorria em Bruxelas uma reunião dos ministros dos Negócios Estrangeiros dos países-membros da Organização do Tratado do Atlântico-Norte, alvo das suas críticas.

O inquilino da Casa Branca exige nomeadamente que os seus aliados da Aliança Atlântica aumentem a sua participação financeira.

"Os outros países deviam pagar mais. Não estou a falar só da Alemanha, os outros países deviam pagar mais. Nós protegemos a Europa e, no entanto, pagamos bastante mais que todos", afirmou Trump.

O Presidente republicano instou os países-membros da NATO, criada em 1949 sob a égide dos Estados Unidos, a respeitar o seu compromisso, assumido em setembro de 2014, de destinar 2% do seu Produto Interno Bruto (PIB) à sua defesa.

O novo chefe da diplomacia norte-americana, Mike Pompeo, transmitiu a mesma mensagem hoje em Bruxelas.

O artigo 5.º do tratado fundador da Aliança Atlântica, que prevê que os países membros acorram em socorro de aliado em caso de agressão, foi invocado apenas uma vez na História: após os atentados de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    28 abr, 2018 00:37
    A NATO ajudou quem, ó Trampa? A NATO não ajuda ninguém. A NATO é uma organização criminosa e a pertença de Portugal à NATO é inconstitucional! Os imperialistas americanos que brinquem às guerras sozinhos.

Destaques V+