Tempo
|
A+ / A-

Cimeira das coreias dá esperança a cristãos detidos no Norte

27 abr, 2018 - 18:45

Sabe-se de pelo menos sete cristãos detidos na Coreia do Norte, mas poderão ser muitos mais. Antes da guerra civil Pyongyang era conhecida como a “Jerusalém do Oriente” pela quantidade de cristãos que lá viviam.

A+ / A-

A histórica cimeira que juntou esta sexta-feira os líderes da Coreia do Norte e da Coreia do Sul, levando a um acordo para pôr fim oficialmente à Guerra da Coreia e para a total desnuclearização da península, permite aos cristãos detidos no Norte, diz a fundação Ajuda à Igreja que Sofre.

O encontro entre Kim Jong Un e Moon Jae-in antecede um outro entre o líder norte-coreano e Donald Trump, dos Estados Unidos, em junho deste ano.

Segundo uma notícia publicada e divulgada pela AIS, “acentuam-se os rumores de que os cristãos estrangeiros detidos na Coreia do Norte poderão vir a ser libertados como sinal de boa vontade” antes do encontro entre Kim e Trump.

A fundação recorda que Mike Pompeo, o novo secretário de Estado da administração Trump, mas que na altura era ainda diretor da CIA, encontrou-se com Kim Jong Un no fim-de-semana da Páscoa e terá recebido garantias da libertação de três norte-americanos que se encontram detidos em campos de trabalho na Coreia do Norte. Os três homens, de nacionalidade americana mas de ascendência coreana, são cristãos e trabalhavam com organizações que faziam trabalho humanitário na Coreia do Norte. Um deles, Kim Dong-chul é missionário.

Segundo a AIS sabe-se de pelo menos outros quatro cristãos detidos na Coreia do Norte, todos cidadãos sul-coreanos e missionários. Contudo, ninguém sabe ao certo quantos cristãos não estarão nos campos de trabalho daquele país, onde o Cristianismo é absolutamente proscrito.

Relatos de sobreviventes do regime da Coreia do Norte que conseguiram escapar para o Sul ou para países ocidentais ilustram o grau de perseguição a que são sujeitos todos os que são suspeitos de praticar ou difundir o cristianismo. Ter posse de uma Bíblia é, em si, razão para condenação à morte.

Até à guerra coreana, que acabou com a divisão da península entre Norte e Sul, a cidade de Pyongyang era conhecida como a “Jerusalém do Oriente” devido ao elevado número de cristãos que lá vivam e da intensa atividade missionária que se desenvolvia a partir de lá.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+