Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Proteção Civil recomenda cuidados na realização de queimadas

26 abr, 2018 - 21:05

Aconselha criar uma faixa limpa em torno da zona a queimar.

A+ / A-

A Proteção Civil apelou às populações em zonas rurais para que adotem alguns cuidados nas queimas e queimadas de desperdícios agrícolas, "de modo a evitar vítimas" com este tipo de trabalhos e precaver a salvaguarda de pessoas e bens.

A Proteção Civil apela para que os agricultores alertem os bombeiros locais e a Proteção Civil antes de realizarem atividades com o fogo, como queimas (eliminação pelo fogo de sobrantes agrícolas cortados e amontoados numa zona mais restrita) e queimadas (eliminação pelo fogo de restolho e sobrantes agrícolas, cortados, mas dispersos no terreno).

Apela ainda a que sejam respeitadas as interdições destas atividades em períodos críticos ou sempre que haja risco de incêndio muito elevado, optando, quando as realizem, por dias nublados e húmidos e sem vento.

A Proteção Civil aconselha ainda a criar uma faixa limpa em torno da zona a queimar, mantendo água por perto, e desaconselha a que se queimem grandes áreas de uma só vez.

Recomenda ainda, como precaução, que se tenha no local ferramentas para uma primeira intervenção de combate ao fogo -- pás, enxadas, extintores, água -- e que não se abandone o local da queima ou queimada, mantendo a vigilância sobre o processo.

O local apenas deve ser abandonado quando o fogo estiver extinto, usando água no rescaldo, como garantia.

Em caso de descontrolo do fogo, a Proteção Civil apela para que se ligue para o número de emergência, 112, sendo recomendável que se tenha sempre um telemóvel disponível.

Na passada semana um homem de 79 anos morreu carbonizado no concelho de Sátão, distrito de Viseu, quando procedia a uma queimada que se descontrolou.

A sua mulher, de 74 anos, que se encontrava no local, sofreu ferimentos graves.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • ADISAN
    27 abr, 2018 Mealhada 21:56
    No que respeita a queimadas, eu acho estas supérfluas e totalmente desnecessárias, pois os resíduos ou sobejos da agricultura e/ou das florestas podem muito bem ser reciclados e aproveitados para a própria agricultura biológica. As próprias autarquias deveriam ter meios para trituração e aproveitamento de ramos de árvores, e, em locais próprios, talvez junto às ETAR's, utilizá-los para compostagem e vendê-los depois como fertilizantes para a agricultura. Assim procedem na Alemanha, onde há já várias décadas são proibidas as queimadas, embora seja um país com muito menos risco de incêndios. As autarquias têm tractores com agregados trituradores que trituram e carregam para atrelados os ramos já desfeitos em pedacinhos. Portanto, a solução ideal seria a total proibição de fazer queimadas, até para preservar o ar respirável.
  • Guedes
    27 abr, 2018 Guidões 14:08
    Proteção quê?? Que eu saiba são bombeiros!

Destaques V+