Tempo
|
A+ / A-

Regulação do turismo

Vai de férias para Palma de Maiorca? Já não pode arrendar apartamentos

24 abr, 2018 - 14:43

A partir de julho, só os proprietários de vivendas unifamiliares na capital das Baleares é que poderão alugar as suas casas sazonalmente. Autarquia defende que a medida é necessária para "proteger os residentes locais".

A+ / A-

Os proprietários de apartamentos em Palma de Maiorca vão deixar de poder arrendá-los a turistas. A medida "pioneira" nas Ilhas Baleares acabou de ser adotada na capital e maior cidade daquela comunidade autónoma espanhola, noticia esta terça-feira o "El País". Com efeito, a partir de julho apenas vivendas unifamiliares poderão ser postas no mercado de arrendamento sazonal.

A decisão foi tomada depois de o governo regional das Baleares, composto pelo PSOE (socialistas), pela MÉS (coligação de partidos de esquerda) e pelo Podemos, ter encomendado uma série de estudos e análises sobre o impacto do arrendamento turístico nas vidas dos residentes locais.

Uma das principais conclusões dos estudos é que a oferta de apartamentos em andares para turismo não regulamentado aumentou 50% entre 2015 e 2017, tendo alcançando o marco dos 200 mil fogos arrendados a turistas na cidade. Em contrapartida, só 645 das vivendas de Palma de Maiorca estão licenciadas para arrendamento sazonal.

Com o início da época alta, só vivendas unifamiliares poderão ser alugadas a turistas em toda a cidade, à exceção de edificações em terrenos protegidos, ao redor do aeroporto e em áreas não-residenciais, por exemplo em propriedades industriais.

A medida está integrada numa reforma da lei geral turística que foi aprovada em agosto do ano passado pelo parlamento regional das Ilhas Baleares. Na altura, uma maioria dos legisladores da comunidade deu luz verde a um pacote que proibia o aluguer sazonal de andares e apartamentos mas que remetia para o governo da região autónoma a decisão sobre que bairros e zonas da capital é que seriam abrangidos pela medida.

O governo regional acabou por considerar toda a cidade como uma "zona única", na prática ditando a aplicação das novas regras em todo o território de Palma de Maiorca. O objetivo, explica o autarca da cidade, Antoni Noguera, é "proteger os residentes" do turismo desenfreado e desregulado.

É essa mesma ideia que o vereador de urbanismo da Câmara de Palma, José Hila, apresenta como argumento. Citado pelo "El País", o responsável diz que o aumento de 40% na procura de apartamentos na cidade para arrendamento por curtos períodos converteu a capital das Baleares na segunda cidade de Espanha, a seguir a Barcelona, onde os residentes locais mais dinheiro têm de gastar em rendas - o mesmo fenómeno de perda de acesso à habitação que se tem registado em Lisboa com a crescente procura turística.

Para Hila, "os espaços turísticos afetam a configuração e a convivência social nos edifícios e nos bairros e a sua penetração tem afetado o acesso à habitação", razão pela qual era necessário aprovar e implementar esta medida.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+