Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

I Liga

Leonel Pontes acredita que Marítimo-FC Porto será crucial para as contas do título

24 abr, 2018 - 12:45

A três jornadas do fim, o Porto tem dois pontos de vantagem sobre o Benfica e cinco sobre o Sporting. Em entrevista a Bola Branca, o último treinador do Marítimo a bater os dragões, no Funchal, para o campeonato, alerta que o líder terá missão difícil.

A+ / A-

Leonel Pontes acredita que o Marítimo-FC Porto, da jornada 32, pode ter uma influência decisiva nas contas do título. O antigo treinador do Marítimo dá favoritismo aos dragões, contudo, avisa que os insulares dificultarão muito a tarefa ao atual líder do campeonato.

A três jornadas do fim, o Porto tem dois pontos de vantagem sobre o Benfica e cinco sobre o Sporting. Em entrevista a Bola Branca, Leonel Pontes alerta que os portistas terão missão complicada, na Madeira.

“Jogar nos Barreiros não é fácil. O Marítimo, em casa, é forte e privilegia um bloco coeso, em termos defensivos, criando muitas dificuldades ao adversário. Para o FC Porto, este é um jogo crucial. Irá jogar todas as armas com uma alma enorme e, ontem [segunda-feira, na goleada, por 5-1, frente ao Vitória de Setúbal], provou que está bem vivo e pretende resolver o mais rápido possível os seus jogos”, refere o treinador.

Leonel Pontes vê o jogo no Funchal com um grau de dificuldade elevado, mas atribui o favoritismo à equipa azul e branca. “O FC Porto tem algum favoritismo, em função do que é a sua qualidade. É uma equipa muito ofensiva e agressiva no ataque. O Marítimo, a espaços, vai atacar e esse vai ser o grande momento do jogo. Enquanto o Marítimo ataca, o Porto pode aproveitar esse momento e criar grandes desequilíbrios”, prevê.

Se o Porto sair com os três pontos do Funchal, Leonel Pontes considera que o título não fugirá aos dragões: “Nesse cenário, dificilmente o Porto perderá o campeonato. Nas duas últimas jornadas, joga, em casa, com o Feirense e fora, frente ao Vitória de Guimarães. Na penúltima jornada, há um Sporting-Benfica, que pode ser decisivo nas contas finais. Se o Porto vencer na Madeiram ficará em grande vantagem, para ser campeão nacional. Se não vencer, fica tudo em aberto para as últimas jornadas."

O último treinador a ganhar ao Porto pelo Marítimo

O Porto já não ganha na Madeira ao Marítimo há seis anos. A última vez que o Marítimo derrotou a equipa portista, no Funchal, para o campeonato, foi a 25 de janeiro de 2015. Leonel Pontes era o treinador.

O então técnico insular revela, em Bola Branca, um episódio de balneário sobre esse encontro. “Enquanto a equipa estava a aquecer, estava no meu gabinete e apontei, no meu caderno, que o Marítimo ganharia por 1-0, com golo de Bruno Gallo. Quando estava a jantar, após o jogo, mostrei esse apontamento aos meus colegas. Foi incrível”, recorda.

Premonição à parte, Leonel Pontes recorda incidências do triunfo: “Foi um jogo especial, porque tínhamos vindo de uma derrota com o Benfica e deixava muitas dúvidas no ar, quanto à capacidade de a equipa dar uma resposta frente ao FC Porto. Reformulámos questões e preparámos o jogo, ganhando o jogo com mérito, mas com alguma sorte pelo meio."

Sobre o atual momento do Marítimo, Leonel Pontes elogia o trabalho de Daniel Ramos. “O Marítimo está a fazer um excelente campeonato. O treinador soube encaixar-se no contexto do clube e ajustou-se no modelo do seu jogo em relação aos jogadores. E conseguiu amealhar pontos para lutar por um lugar europeu até à última jornada”, enaltece o técnico.

Leonel Pontes, treinador de futebol e atual comentador da Renascença, antevê o jogo cartaz da jornada 32 da I Liga, o Marítimo-Porto, que se realiza no domingo, às 18h00, no Estádio dos Barreiros. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento, ao minuto, em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+