Tempo
|
A+ / A-

Carrinha atropela peões e faz 10 mortos em Toronto

23 abr, 2018 - 19:19

Pelo menos 15 pessoas ficaram feridas. Autoridades não avançam motivo para o incidente, mas descartam ataque terrorista. Não há indicação de vítimas portuguesas.

A+ / A-
"Subiu o passeio e começou a atropelar toda a gente". Testemunhas relatam atropelamento em Toronto
"Subiu o passeio e começou a atropelar toda a gente". Testemunhas relatam atropelamento em Toronto

Uma carrinha atropelou esta segunda-feira várias pessoas em Toronto, no Canadá, matando pelo menos dez.

Além das vítimas mortais já confirmadas, há pelo menos 15 feridos, vários dos quais em estado crítico.

Segundo a polícia, o condutor – entretanto identificado como Alek Minassian, de 25 anos – pôs-se em fuga, ainda dentro da carrinha, depois de ter embatido nas pessoas, mas entretanto foi intercetado e detido, não sem antes ter apontado o que parece ser uma arma aos polícias.

A carrinha, de cor branca, era alugada e a empresa dona do veículo está a colaborar com a investigação.

Ao local acorreram várias equipas de primeiros socorros para tratar os feridos.

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, já comentou, manifestando apenas a sua solidariedade com as vítimas e assegurando os canadianos de que o caso está a ser investigado e que as conclusões serão divulgadas assim que possível.

O momento da detenção do suspeito do atropelamento

Contactadas pela Renascença, as autoridades portuguesas garantem estar a acompanhar esta situação no terreno.

Toronto tem uma grande comunidade portuguesa mas, até ao momento, não há indicação de haver cidadãos portugueses ou luso-descendentes entre as vítimas.

O correspondente da Renascença nos Estados Unidos, José Alberto Lemos, destaca o facto de a cidade de Toronto ser conhecida por ser extremamente aberta e tolerante, com metade da população constituída por cidadãos estrangeiros.

O local onde ocorreu o incidente é uma zona com muitos escritórios. Muitas pessoas estavam ao ar livre a aproveitar a sua hora de almoço quando a carrinha galgou o passeio e conduziu durante perto de dois quilómetros. Segundo uma testemunha citada pela Reuters, o condutor pareceu estar a tentar acertar deliberadamente nos peões.

As autoridades descartam a hipótese de atentado terrorista, mas falam num ataque intencional.

O nome do condutor, Alek Minassian, não indicia qualquer ligação ao islão. Minassian parece ser um nome de origem arménia e os arménios são, na esmagadora maioria, cristãos. Dos vários incidentes desta natureza que se registaram na Europa e na América nos últimos anos, a maioria foi perpetrada por extremistas islâmicos, mas houve exceções, justificadas ou por acidente ou por desequilíbrio mental do condutor. Os dados pessoais de Minassian, bem como as suas eventuais motivações, não foram ainda reveladas oficialmente.

O Canadá já teve alguns casos de terrorismo, mas é a primeira vez que acontece um incidente desta natureza na cidade de Toronto, a maior do país.

O arcebispo católico de Toronto, Thomas Collins, emitiu um comunicado pedindo orações pelas vítimas.

Collins disse ainda que iria pedir às 225 igrejas de Toronto que celebrem missas por esta intenção.

[Notícia atualizada às 6h41 de terça-feira, 24/04/2018]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+