Tempo
|
A+ / A-

Maioria dos portugueses considera que há desigualdade de rendimentos

23 abr, 2018 - 14:33

Os portugueses são os europeus que mais se queixam da desigualdade de rendimentos e defendem medidas do Governo para reduzir as diferenças salariais.

A+ / A-

Quase todos os portugueses inquiridos por Bruxelas dizem o mesmo: Portugal é um país de desigualdades. Os dados do Eurobarómetro sobre "Justiça, desigualdades e mobilidade intergeracional" foi divulgado esta segunda-feira pela Comissão Europeia e aponta que 96% dos portugueses inquiridos considera que "há diferenças demasiado grandes nos rendimentos auferidos".

Cerca de 28 mil pessoas responderam ao inquérito da União Europeia, realizado em dezembro do ano passado. Em Portugal foram inquiridas 1.089 pessoas, das quais 94% defendem que o Governo "deve tomar medidas para reduzir as diferenças nos níveis de rendimentos".

A seguir aos portugueses são os alemães e os lituanos que mais se queixam da disparidade salarial (ambos com 92%). A média europeia da percepção das desigualdades é de 84%.

Os holandeses (59%), os dinamarqueses (63%) e os suecos (69%) são os europeus que menos se queixam das diferenças de rendimentos.

Portugueses consideram-se mais pobres e com menos possibilidades de subir na vida

Questionados sobre a posição que ocupam na escala social, os portugueses são os europeus que consideram que ocupam o lugar mais baixo. Os portugueses responderam, em média, 4,7 numa escala de 1 a 10. A média europeia está nos 5,5 e os países com maiores valores são a Holanda (6,8) e Suécia (6,4).

Por outro lado, os portugueses também são dos europeus que mais valorizam os contactos como mais-valia para melhorar a sua posição na escala social. Para 98% dos portugueses inquiridos conhecer as "pessoas certas" é considerado "importante" ou "essencial".

No fim desta escala surge a Dinamarca, o país onde um quinto dos inquiridos consideram que os contactos e as amizades "não têm assim tanta importância".

Boas famílias ainda pesam

As origens familiares ainda são consideradas importantes para o sucesso na vida futura. Entre os 28 países europeus, Portugal está em sexto lugar dos inquiridos que valorizam a riqueza da família - 77% defende que é um factor "importante" e/ou "essencial".

Aliada à família surge o factor "sorte", um requisito considerado "essencial" para 96% dos portugueses para se ter sucesso. Apenas os búlgaros e eslovacos (ambos com 97%) confiam mais na sorte que os portugueses.

Imigração vista como positiva em cinco países

Metade dos portugueses inquiridos considera que a imigração é positiva, a par com mais quatro países da União Europeia. Os suecos (69%), os irlandeses (68%), os luxemburgueses (63%) e os britânicos (56%) são os que mais defendem os imigrantes beneficiam os seus países.

De frisar que o inquérito foi realizado em dezembro de 2017, já depois de o Reino Unido ter decidido abandonar a União Europeia na sequência do Brexit - onde a imigração foi dos principais argumentos dos defendores da saída.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • VICTOR MARQUES
    25 abr, 2018 Matosinhos 11:11
    Tchiiiii!!! Que grande descoberta!!! E onde fica o país onde todos ganham o mesmo???...
  • Anónimo
    24 abr, 2018 03:00
    "Em Portugal foram inquiridas 1.089 pessoas, das quais 94% defendem que o Governo "deve tomar medidas para reduzir as diferenças nos níveis de rendimentos"." Tivessem pensado nisso quando votaram na direita.
  • fanã
    23 abr, 2018 aveiro 18:48
    E só agora é que deram conta disso ?????..............quem escreveu este artigo , vem de descobrir a pólvora !

Destaques V+