Tempo
|
A+ / A-

Dia da Mãe. Igreja pede empenho para “apoiar e proteger o dom da maternidade”

23 abr, 2018 - 14:20 • Ana Lisboa

O desafio é lançado na mensagem da Comissão Episcopal do Laicado e Família, que tem como tema “A beleza do amor de Mãe”.

A+ / A-

A mensagem da Comissão Episcopal do Laicado e Família para o Dia da Mãe, que se assinala a 6 de Maio, pede que a celebração desta data “junte, em coro, as nossas vozes às dos decisores políticos e económicos, dos agentes culturais e da comunicação social" para que "todos nos empenhemos a apoiar e proteger o dom da maternidade, que começa na fecundação e nunca deixa de se manifestar”.

Numa altura em que se regista uma baixa taxa de natalidade e um aumento do envelhecimento, este organismo responsável pelas questões pastorais ligadas à família destaca a importância de ser Mãe, que “não significa somente colocar no mundo um filho, mas é também uma escolha: a de dar a vida". "Não há nada mais nobre e mais santo”, sublinha a comissão.

Na mensagem é ainda referido que “as mães são verdadeiras beneméritas da sociedade, pois sabem cultivar e transmitir, mesmo nos piores momentos, a ternura, a dedicação e a força moral. São também as mães que transmitem o sentido mais profundo da vivência religiosa: nas primeiras orações, nos primeiros gestos de devoção que uma criança aprende, inscrevendo assim, indelevelmente, o valor da fé na vida de um ser humano”.

O texto termina a dizer que “as Mães de todos os tempos têm como modelo Maria, Mãe de Jesus". "Que Nossa Senhora abençoe todas as Mães! As acolha e proteja sob o seu manto.”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • a
    30 abr, 2018 portugal 08:01
    Infelizmente o Dom da Maternidade está em vias de extinção. A ambição materialista está a conseguir superar este dom. Por questões económicas, a mãe não tem qualquer problema em se "livrar" dos filhos durante os dias deixando-os "presos" nas escolas para tentar beneficiar de mais algum montante financeiro que em contrapartida o acaba de perder em custos que se calhar seriam desnecessários.

Destaques V+