Tempo
|
A+ / A-

Caso Skripal. Polícia terá identificado suspeitos de envenenamento

21 abr, 2018 - 17:44

Ex-espião russo e a filha terão sido envenenados a 4 de março em Salisbury.

A+ / A-

A polícia britânica e os serviços secretos do Reino Unido terão identificado alguns suspeitos do envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal e da sua filha Yulia, divulga o diário britânico The Telegraph.

Segundo o jornal, os peritos acreditam que essas "pessoas com interesse" terão regressado à Rússia e consideram que a investigação, que deve demorar muitos meses, conseguiu um "avanço importante", citou a agência noticiosa espanhola EFE.

O diário refere que, para identificar possíveis culpados, as autoridades utilizaram o registo dos passageiros que viajaram no mesmo avião que Yulia Skripal para o Reino Unido, procedentes da Rússia, um dia antes do ataque, ocorrido a 4 de março em Salisbury, no sul de Inglaterra.

Os agentes analisaram também indícios encontrados em Salisbury e o registo das câmaras de segurança desta cidade.

O Reino Unido responsabiliza a Rússia pelo ataque, perpetrado com uma substância neurotóxica de uso militar, desenvolvida nos anos 1970 na União Soviética, o 'novichok', mas a Rússia nega qualquer envolvimento no caso.

O caso Skripal provocou uma crise diplomática que se traduziu numa ação coordenada inédita para a expulsão de cerca de 150 de diplomatas russos de vários países ocidentais, incluindo os Estados Unidos e dois terços dos países membros da União Europeia, a que a Rússia respondeu com a expulsão de 150 diplomatas ocidentais.

Yulia Skripal, 33 anos, teve alta hospitalar a semana passada e encontra-se num "local seguro", enquanto o seu pai, 66 anos, continua hospitalizado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • lira
    22 abr, 2018 lisboa 18:00
    Há uma guerra de interesses e a verdade será sempre duvidosa.O ataque ao IRAQUE descredibilizou o Ocidente.A criação de pretextos para intervir ou retaliar está na moda e são sempre vistos como um gatilho verdadeiro ou não.Estamos a ver uma guerra entre ocidente , russia e seus aliados ,vamos ver como irá evoluir.Por detrás disto estão muitos interesses complexos e variados, é um autentico puzzle.

Destaques V+