Tempo
|
A+ / A-

Síria. Inspetores entraram em Douma

21 abr, 2018 - 15:46

Equipa da Organização para a Proibição de Armas Químicas está a investigar se houve ou não ataque com armas químicas a 7 de abril.

A+ / A-

Os inspetores da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) conseguiram entrar na cidade síria de Douma, onde alegadamente terá havido, a 7 de abril, um ataque com esse tipo de armamento.

Em comunicado, o Ministério das Relações Exteriores da Rússia avança que a missão especial da OPAQ esteve na cidade de Douma (Ghouta Oriental), este sábado de manhã, e criticou o atraso, considerando "inaceitável".

Os peritos em armas químicas estão em território sírio há oito dias, mas a viagem para Douma tem sido sucessivamente adiada.

O Ministério das Relações Exteriores da Rússia refere que a segurança dos inspetores foi garantida não apenas pelo lado sírio, como também pelo comando do contingente russo na Síria.

"Esperamos que os inspetores da OPAQ realizem a mais imparcial investigação sobre o que aconteceu em Duma e façam um relatório objetivo", indica o comunicado da diplomacia russa.

A OPAQ pretende fazer um inquérito ao alegado ataque de armas químicas, que a 07 de abril provocou mais de 40 mortos e 500 feridos.

A missão recebeu um convite do Governo sírio, sob pressão da comunidade internacional. A Rússia nega, tal como Damasco, que tenham sido usadas armas químicas naquela cidade próxima da capital síria.

Em resposta a este alegado ataque com armas químicas por parte do Governo de Bashar al-Assad, os Estados Unidos, a França e o Reino Unido realizaram na madrugada de 14 de abril uma série de ataques com mísseis contra alvos associados à produção de armamento químico na Síria.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+