Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mudança de género. PSD espera veto de Marcelo

21 abr, 2018 - 15:27

Negrão lembra que “o que está aqui em causa é a mudança de sexo de jovens destas idades sem a existência do relatório médico que justifique”.

A+ / A-

O líder parlamentar do PSD Fernando Negrão espera que o Presidente da República vete a lei de mudança de género a partir dos 16 anos, nos documentos de identificação, e sem a necessidade de um relatório médico.

“O que está aqui em causa não é a mudança de sexo por parte de jovens de 16 ou 18 anos. O que está aqui em causa é a mudança de sexo de jovens destas idades sem a existência do relatório médico que justifique que se pode fazer isso. É esta a nossa grande objeção relativamente a este diploma”, disse Fernando Negrão.

Ao que apurou a Renascença, a posição de Marcelo Rebelo de Sousa vai no sentido do veto. O diploma ainda está para dar entrada em Belém.

Para o deputado social-democrata o veto seria bem-vindo. “O PSD votou contra esta lei e a expectativa do PSD é no sentido de que possa haver um veto por parte do Presidente”.

Já Catarina Marcelino, autora do projecto de lei, defende que se Marcelo devolver a lei ao Parlamento estará a seguir um pensamento de um determinado sector da sociedade portuguesa”. "Custa muito ver uma lei como esta vetada", diz a ex-secretária de Estado para a Igualdade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • E ainda...
    22 abr, 2018 De 23:51
    O maior ANÓNIMO do lado certo da história: Nicolas Maduro.
  • S.S.
    22 abr, 2018 Sar 23:33
    O lado errado da história está em Cuba, na Coreia, na Nicarágua...
  • Anónimo
    21 abr, 2018 20:00
    PSD, sempre do lado errado da história. Mal posso esperar por ver o desaire que vão sofrer nas eleições de 2019.

Destaques V+