Tempo
|
A+ / A-

António Costa. Bloco central “empobrece a democracia"

21 abr, 2018 - 14:36

Uma solução com os dois maiores partidos “limita necessariamente a possibilidade de construção de alternativas e de escolha por parte dos cidadãos".

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, defende que a ideia de um bloco central que junte os dois maiores partidos empobrece a democracia, já que os cidadãos deixam de poder escolher entre duas alternativas, de continuidade ou de mudança.

"A ideia de bloco central empobrece e fragiliza a democracia", disse António Costa.

Num sistema partidário como o português, "que tem dois partidos fundamentalmente como pivots de soluções governativas, a pior forma de comprometer a possibilidade de existência de alternativas é [ter] soluções de governo que envolvam esses dois partidos", disse António Costa.

Para o primeiro-ministro, uma solução de bloco central "limita necessariamente a possibilidade de construção de alternativas e de escolha por parte dos cidadãos".

"Como regra normal de funcionamento da democracia, é bom que em cada eleição os cidadãos possam decidir votar pela continuidade ou votar pela mudança", acrescentou o chefe do executivo, que falava na abertura do Festival Visão, a assinalar os 25 anos da revista, e decorre até domingo, com várias iniciativas como debates, exposições ou 'workshops'.

A possibilidade de os cidadãos escolherem a continuação ou a mudança de política "é algo essencial" para manter "uma democracia que seja viva porque os cidadãos sabem que se não gostarem desta solução do governo têm uma solução de governo alternativa", salientou.

Estas declarações surgem poucos dias depois de PS e PSD terem assinado dois acordos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Merkel
    22 abr, 2018 lisboa 18:08
    Com as novas imposições de BRUXELAS bloco central vai acontecer.O equilíbrio na alemanha tb o exigiu.Nao sabemos o futuro e os desafios .O PPE domina EU e determina medidas não extremistas.
  • Cidadao
    22 abr, 2018 Portugal 12:47
    Mas esse Bloco Central já existe, só não é, é declarado abertamente. É como a Regionalização: foi recusada em referendo, então agora chamam-lhe "descentralização" e todos os dias a fazem, chamam-lhe é outra coisa. O Bloco Central só não é declarado abertamente, porque os descontentes se virariam para os partidos que não fizessem parte dele, e em futuras eleições, BE, PCP e CDS, saíriam grandemente reforçados.
  • 21 abr, 2018 aldeia 22:36
    Está mais que comprovado que para o nosso país não é bom ter um governo com maioria,seja do PS seja do PSD,a solução actual,foi uma boa solução,tem dado frutos e oxalá que continue.
  • Anónimo
    21 abr, 2018 19:57
    Ele tem razão. Quando Mário Soares cometeu o erro de formar um bloco central acabámos com um PRD que apenas serviu para transferir votos do PS para o PSD e com um Cavaco com maioria absoluta. Bloco central nunca mais.
  • rm
    21 abr, 2018 17:03
    Se o PS se encostar aos Liberais dentro e fora do Partido vai-lhe acontecer o que aconteceu aos Partidos Socialistas na Europa - desaparecer. O Bloco Central não só enfraquece a democracia como vai destruir o Partido Socialista a prazo, como sucedeu com a razia na Europa. O Povo português sempre foi maioritáriamente de esquerda e não vai perdoar mais Traições do PS. O PS tem de ser fiel à sua ideologia de esquerda e não ceder aos Liberais dentro e fora do PS. E sobretudo não ceder aos Corruptos dentro e fora do partido. Ser de esquerda num país pobre e desigual como é Portugal é lutar pelo Desenvolvimento igualitário, economico, social, educacional, cultural, territorial, ambiental, etc. Qual é a posição ideológica de António Costa para além da tática partidária ?

Destaques V+