Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caso EDP. Manuel Pinho terá quatro offshore

20 abr, 2018 - 22:50

A informação é avançada pela Visão.

A+ / A-

O ex-ministro da Economia tinha pelo menos quatro sociedades offshore, avança a revista Visão.

Segundo a Visão, Manuel Pinho terá recebido mais de 1 milhão de euros do alegado saco azul do Grupo Espírito Santo através de uma sociedade offshore chamada Tartaruga Foundation, com sede no Panamá.

E através de outra offshore, a Blackwade Holding Limited, o ex-ministro da Economia do governo de José Sócrates terá comprado um apartamento em Nova Iorque, em Junho de 2010, por cerca de 1,2 milhões de euros.

A Visão acrescenta que estas duas sociedades-offshore, reveladas pelo Observador, não são as únicas empresas situadas em paraísos fiscais de que Manuel Pinho é titular. O Ministério Público terá descoberto pelo menos mais duas: a Mandalay Asset Corporation e a Mesete2.

Os procuradores do Departamento Central de Investigação e Acão Penal (DCIAP) estão a investigar toda a atividade destas sociedades offshore.

Fontes ligadas à investigação dizem à Visão que os montantes recebidos por Manuel Pinho através destas quatro sociedades serão substancialmente superiores aos 1,3 milhões de euros já revelados pelo Observador.

O processo investiga alegadas vantagens atribuídas à EDP pelo governo de José Sócrates e pelo então ministro da Economia Manuel Pinho – como a revisão do plano de barragens e o fim dos contratos de aquisição de energia e a posterior celebração dos CMEC [Custos para a Manutenção do Equilíbrio Contratual].

Os investigadores consideram que o facto de Ricardo Salgado ter alegadamente ordenado transferências da Espírito Santo Enterprises para Manuel Pinho quando aquele já não desempenhava funções no BES, apontou novos caminhos à investigação.

A investigação terá ainda descoberto cinco novos emails que mostram que Manuel Pinho terá estado a par das negociações entre António Mexia, presidente da EDP, e a Universidade de Columbia, sobre a sua contratação para dar aulas naquela universidade.

Além de Ricardo Salgado, foram constituídos arguidos Manuel Pinho, ex-ministro da Economia, António Mexia, presidente executivo da EDP, e João Manso Neto, presidente da EDP Renováveis. Ainda nenhum foi interrogado. Também João Conceição, administrador da REN e ex-assessor de Manuel Pinho, o director de regulação da REN, Pedro Furtado, o ex-presidente da REN Rui Cartaxo e um ex-administrador executivo da EDP e vice-presidente da Boston Consulting Group (Pedro Rezende) foram constituídos arguidos neste caso.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • As
    22 abr, 2018 Sa 23:34
    Viva a democracia!!
  • 21 abr, 2018 aldeia 22:39
    Será que irá ser investigado?Será que a Justiça se interessará? Vamos esperar.Esta nossa politica anda muito pôdre!

Destaques V+