Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Mais quatro palestinianos mortos junto à fronteira com Israel esta sexta

20 abr, 2018 - 19:05

Número de mortos durante a campanha que pede o regresso às suas terras já subiu para 35 no espaço de três semanas.

A+ / A-

Quatro palestinianos foram mortos esta sexta-feira por ação das Forças Armadas de Israel durante um protesto contra a ocupação de território palestiniano por parte do Estado judaico.

Esta sexta-feira conclui-se a terceira de seis semanas de protesto pelo “direito ao retorno”, em que milhares de palestinianos se aproximam da fronteira israelita, reivindicando o direito a regressar a territórios que já foram pertença da Palestina, mas que foram ocupados. Muitos dos manifestantes estão acampados perto da fronteira de 40 quilómetros.

Durante o protesto alguns dos manifestantes procuram mesmo passar a fronteira, cortando os gradeamentos, por exemplo, o que tem levado os militares israelitas a responder com fogo real. Com os quatro mortos desta sexta-feira, o número de vítimas mortais já subiu para 35.

Israel acusa o Hamas, que tem organizado e apelado às manifestações, de usar os protestos e os civis como cobertura para lançar ataques contra território israelita.

O Hamas nega, mas esta sexta-feira, mais uma vez, vários dos manifestantes lançaram pedras através de fisgas ou de catapultas. Noutra situação alguns palestinianos fizeram esvoaçar papagaios por cima da fronteira, a que estavam atados latas com líquido inflamável, para provocar incêndios do lado israelita da fronteira. O Ministério dos Negócios Estrangeiros publicou imagens de um desses papagaios, pintado com suásticas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+