Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Príncipe Carlos sucede a Isabel II à frente da Commonwealth

20 abr, 2018 - 18:00

Apesar de o cargo não ser oficialmente hereditário, os líderes dos 53 Estados membro mantiveram a tradição e escolheram alguém da Família Real britânica.

A+ / A-

O Príncipe Carlos foi escolhido esta sexta-feira para suceder à sua mãe, a Rainha Isabel II, como responsável da Commonwealth, a organização que reúne 53 estados, a maioria dos quais são ex-colónias ou possessões britânicas.

Num comunicado divulgado pelos líderes nacionais que compõem a organização, agradece-se o papel desempenhado por Isabel II e anuncia-se publicamente o sucessor.

“Reconhecemos o papel desempenhado pela Rainha na defesa dos interesses da Commonwealth e dos seus povos. O próximo chefe da Commonwealth será Sua Alteza Real o Príncipe Carlos, Príncipe de Gales.”

Oficialmente o cargo de líder da organização internacional não é hereditário, mas desde a sua fundação que a chefia tem coincidido com o monarca britânico. O primeiro chefe foi Jorge V, pai de Isabel II, e quando este morreu foi sucedido pela filha.

Agora o novo chefe será o Príncipe Carlos, apesar de ainda não ter sucedido no trono britânico à sua mãe, que cumpre este sábado 92 anos.

Segundo a Reuters, tem havido alguns apelos para que o cargo de chefe da Commonwealth seja rotativo entre os chefes de Estado dos 53 estados, mas os líderes acabaram por manter a tradição de confiar o cargo a um membro da Família Real britânica.

Entre os países que não têm ligações históricas coloniais ao Reino Unido, mas que entretanto aderiram à Commonwealth inclui-se Moçambique, o único país lusófono da organização.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+