Tempo
|
A+ / A-

Combustíveis a subir atingem máximo do ano

20 abr, 2018 - 14:53

Em causa está a subida do preço do petróleo, que resulta dos limites impostos à produção pelos países exportadores de crude.

A+ / A-

Os preços dos combustíveis vão subir na próxima segunda-feira, representado a quinta semana consecutiva de aumento do preço da gasolina e do gasóleo.

Na segunda-feira, a gasolina deverá ficar mais cara um cêntimo e o gasóleo cerca de meio cêntimo por litro. Os preços dos combustíveis atingem assim o valor mais elevado desde a semana de 5 de fevereiro, até agora o recorde de 2018.

A contribuir para a subida dos combustíveis está a evolução do preço dos derivados do petróleo - um aumento que, de acordo com os analistas, só não é mais significativo graças à evolução cambial.

O preço do petróleo tem estado a subir nas últimas semanas, nomeadamente depois de ter começado a circular o rumor de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) estava focada em fazer regressar o valor do barril de petróleo 'brent' para o intervalo entre os 80 e os 100 dólares.

Flutuações nos mercados mundiais

A OPEP vai reunir-se em junho, em Viena, para decidir os próximos passos. Há um ano, o grupo de países exportadores decidiu reduzir a produção de matéria bruta, um dos fatores que têm pesado na subida dos preços do petróleo nos mercados mundiais.

Esta sexta-feira, reagindo ao facto de o barril de petróleo bruto ter atingindo o preço mais alto dos últimos três anos, o ministro da Energia da Arábia Saudita, Khaled al-Faleh, defendeu que o mercado mundial “tem capacidade para absorver preços mais altos”.

“Não vi impacto nenhum na procura com os preços atuais. Já vimos preços significativamente mais altos no passado”, argumentou o ministro, citado pela AFP.

Questionado sobre a eventual meta da OPEP de valorizar o preço do barril de brent, o ministro da tutela da Arábia Saudia reafirmou que “não há uma meta de preço” já que “os preços são determinados pelo mercado”.

Os Estados-membros da OPEP conseguem controlar a produção de petróleo e, com isso, fazer flutuar o preço do barril no mercado.

Um tweet para baixar o preço do barril

Esta sexta-feira, Donald Trump recorreu ao Twitter para criticar os países da OPEP por reduzirem a produção para forçarem o aumento dos preços do petróleo.

Em 192 caracteres, o presidente dos Estados Unidos disse que a ação coordenada dos países produtores “não será aceite”.

“Parece que a OPEP está nisto de novo. Com quantidades record de petróleo em todo o lado, incluindo os navios carregados no mar. Os preços do petróleo estão artificialmente muito altos. Não é bom e não será aceite”, escreveu Trump na rede social. O resultado: os preços do petróleo entraram no vermelho.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    20 abr, 2018 15:43
    Comprem híbridos.

Destaques V+